Bom dia

Começamos a sexta feira com uma opinião. Do advogado, contista, historiador e observador da cena, Fabrício Moreira. Ele fala, como político que é, dessa coisa toda envolvendo PDT-PT. Mas se coloca perguntando..




" A quem interessa a cisão?
A política enquanto ciência é um tema apaixonante e move o mundo. E não poderia ser diferente, pois através dela sobe o preço do arroz e do feijão, servidos à mesa do nosso povo, bem como pode baixá-los também, citando apenas um simples exemplo.
Logicamente que as consequências da boa política pode e deve e são bem mais plurais de tudo que esperamos para o bem comum da coletividade.
O processo eleitoral que se antecede às eleições estaduais de 2022 para o Ceará está posto, claro, e se desenha com profundo conteúdo de esperança, mas principalmente, responsabilidade.
A retórica pode ser destacada para passar ao grande o público o que se deseja, mas na prática se não entender de gestão pública de verdade, com competência, poderemos levar o Ceará aos caos. Às consequências podem ser as maiores de sua história.
Cabe aos cidadãos a tarefa de ouvir todos os pré-candidatos. Se suas propostas são viáveis, se existe conexão com a prática ou tão-somente discurso de plástico que não gera resultado algum para o benefício da sociedade.
Muitos me perguntam, o povo e os políticos, qual o cenário que desenho para o futuro próximo. Ora, escrevo tanto diariamente, leio tanto, escuto tanto que as vezes como muitos me vejo confuso com tantas informações de cima dos palanques, por baixo dele, ou através dos matutinos impressos e virtuais.
Pois bem; escutei o seminário do "PDT SABE FAZER". E realmente os nossos líderes sabem na teoria e na prática fazer as coisas acontecerem quando se trata de gestão pública.
Mas, vamos à sucessão com Izolda ou sem Izolda.
Permitam-me, preliminarmente, afirmar que não cabe aos outros partidos e aliados, a intervenção indevida e grosseira. Creio que eles devem se manifestar apenas no momento oportuno. Ou seja, quando tudo resolvido no PDT e quando forem chamados para esse fim. E alguns estão bem frágeis para serem palpiteiros de matérias plantadas.
Ademais, o apontamento de vetos a qualquer candidato acirra ainda mais o processo e dificulta as negociações pacíficas. E como diz meu querido amigo Maurício Pinheiro, prefeito de Senador Pompeu, "quem veta, quer e merece também veto".
No mais, até o momento só temos dois nomes realmente confirmados no jogo sucessório: Capitão Wagner ao governo e Camilo Santana ao senado. Ainda acho que um lado e também o outro só fecharão toda a chapa de cabo a rabo em agosto próximo.
Finalmente, com todo carinho e respeito que devoto ao nosso presidente, Deputado Federal André Figueiredo, digno de nosso aplauso público, mas nesse empbrólio ao ponto que chegou, se o Senador Cid Gomes e o ex-governador Camilo Santana, de almas serenas constantes, assumirem a liderança de encontrar os caminhos que todos desejamos, partiremos novamente à vitória em outubro próximo e o projeto que fez do Ceará respeitado no Brasil e no mundo inteiro, poderá avançar ainda mais.
Mas, afinal, quem deseja e quem patrocina essa cisão?
Duas pedras de gelo, por favor!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário