Coluna do macário batista para o dia 17 de junho de 2022


"Armas para reservistas sinalizam “Capitólio” tupiniquim

Duas notícias apontam para a possibilidade de Bolsonaro tentar promover uma insurreição no país caso perca as eleições.A primeira é a decisão da PM do Rio de Janeiro de distribuir pistolas e três carregadores para até 10 mil policiais da reserva, anunciada ontem, de supetão. Sem mais, nem menos.O processo administrativo correu a toque de caixa. Foi iniciado a 18 de maio.Mas por que distribuir armas para reservistas? Sigilo. Os documentos estão sob “acesso restrito”. E por que? O comando da PM menciona o artigo da Lei de Acesso à Informação que veda acesso a documentos que possam “comprometer atividades de inteligência, bem como de investigação ou fiscalização em andamento, relacionadas com a prevenção ou repressão de informações”.Nada mais que isso. Um silêncio ensurdecedor.Vão distribuir armas por questões de “inteligência”, “prevenção” e “investigação” sem expor o motivo. O que me deixa - e qualquer pessoa bem informada - com a pulga atrás da orelha. Dez mil pessoas sem uniforme policial vão circular armadas nas ruas do Rio de Janeiro.No mesmo dia, ou seja, ontem, ficamos sabendo que há alguns dias, num jantar na casa da ministra do STF, Cármen Lúcia, presentes o presidente do STF, Luiz Fux, e sete senadores, Fernando Bezerra Coelho, ex-líder do governo no Senado disse que não se deve subestimar a capacidade de Bolsonaro de incendiar o país.
Outro, Tasso Jereissati, aconselhou Fux a conversar com a cúpula militar para neutralizar os planos de Bolsonaro.Renan Calheiros, Kátia Abreu, Randolfe Rodrigues, Marcelo Castro e Eduardo Braga apoiaram a sugestão de Tasso.O “Capitólio” de Bolsonaro pode ter um roteiro diferente do de Trump.Assim que for anunciada sua derrota, os reservistas da PM do Rio saem às ruas para protestar, alegando fraude nas urnas eletrônicas.Promovem protestos violentos, que se alastram pelas PMs em todo o país, exigindo anulação do resultado. O governo decreta estado de emergência, o Exército é obrigado a reprimir os protestos, o que poderá colocar a tropa e talvez alguns comandantes numa escolha de Sofia: reprimem os reservistas da PM ou aderem ao protesto?Daí ser imperativo o diálogo do presidente do STF com o comandante das Forças Armadas, que devem permanecer coesas contra uma insurreição bolsonarista que se desenha no horizonte. E a distribuição de armas a reservistas da PM deve ser coibida." Opinião de Alex Silnik, jornalista.
A
 frase: "Supermercados e fabricantes têm 15 dias para informarem motivo da redução de embalagens sem baixar o preço do produto", Procom Fortaleza.

André Figueiredo insiste na aliança PDT/PT no Ceará(Nota da foto)
“O PDT tem no Ceará o estado onde tem a maior bancada de deputados federais, a maior bancada de prefeitos, de vereadores, de deputados estaduais, ou seja, o Ceará é o estado mais importante que o PDT administra. Se qualquer partido que esteja no arco de alianças que nós construímos na história quiser romper conosco aqui, as consequências e as sequelas podem ser muito graves pra história do país”.

Festival na Viçosa
Hoje,sexta e amanhã, sábado,17 18 deste junho, chorinho e cachaça marcarão a vida social da Serra Grande. A Ibiapaba recebe em Viçosa música e animação com um dos produtos de seu agro, a famosa cachaça de Viçosa,recentemente, escolhida a melhor do mundo.

Verde que te quero verde
A governadora Izolda Cela assinou,nesta semana, o pré-contrato com a multinacional australiana Fortescue Metals Group para concretizar o Hub de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante.Foi capa deste jornal.

Cassação no Quixadá
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, cassou, nessa terça-feira, 14/6, por maioria, a chapa de vereadores(as) do Partido Socialista Brasileiro no município de Quixadá nas Eleições 2020. O motivo da cassação é fraude à cota de gênero.

Improcedência
O juízo da 6ª Zona Eleitoral do Ceará havia julgado improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral por suposta fraude à cota de gênero, em razão das candidaturas de Maria Clara Alves Bezerra e Janaira Camurça Rabelo.

Recurso
A coligação PT/PDT/Dem/Republicano, autora da ação, recorreu ao TRE.Para o relator do recurso, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, "as ditas candidatas permaneceram ativas no pleito de 2020, mas atuando exclusivamente em prol exclusivo da campanha de familiares candidatos a vereadores do gênero masculino e do candidato apoiado para o cargo de prefeito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário