Coluna do macário batista para o dia 29 de junho de 2022



Câmara promove audiência pública sobre o processo de privatização da Lubnor

O programa de desinvestimento aplicado pela Petrobras, conforme o vereador Guilherme Sampaio, poderá acarretar problemas não só para Fortaleza, mas para os demais municípios cearenses.
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou no começo da semana, audiência pública com objetivo de debater a importância da manutenção da refinaria de Lubrificantes e Derivados do Nordeste (LUBNOR) e dos ativos da Petrobrás em Fortaleza. A propositura do debate foi do vereador Guilherme Sampaio (PT).
O parlamentar apresentou uma carta enviada pela administração da Petrobrás justificando a ausência na audiência pública e lamentou a falta de esclarecimentos por parte dos representantes. “Expresso como membro da Mesa Diretora da Câmara Municipal nosso repúdio a essa mensagem enviada. Esse é mais um gesto de desrespeito não ao propositor desta audiência pública e nem aos vereadores que estão acompanhando esse processo, mas ao povo de Fortaleza que está representado pela Câmara Municipal”, explanou.
Guilherme destacou que o programa de desinvestimento aplicado pela Petrobras poderá acarretar problemas não só para Fortaleza, mas para os demais municípios cearenses. O vereador afirmou que por conta dos possíveis prejuízos entrou em conjunto com o Sindipetro CE/PI, com uma ação popular visando invalidar a venda da refinaria Lubnor. “No meu entendimento a Petrobrás agiu de má fé quando assinou um contrato de compra e venda envolvendo aquilo que não era dela. O contrato assinado de compra e venda da Lubnor envolve terreno do povo de Fortaleza”, disse.
O diretor do Sindipetro CE/PI, Fernandes Neto, enalteceu o apoio da Câmara Municipal com a classe petroleira e fez uma explanação sobre o “desmonte” de alguns polos da Petrobrás em todo Ceará. “A privatização da Lubnor não é bom para a empresa, trabalhadores, para a sociedade e para o povo cearense. Vamos continuar martelando até que a gente consiga convencer a população de que essa venda é muito prejudicial, pois vai trazer desemprego, redução de massa salarial, risco de desabastecimento pela criação do monopólio privado e vai ter risco de perda de arrecadação. Todos nós aqui vamos sair perdendo”, lamentou.
Pedro Lúcio Góes, diretor da Federação dos Petroleiros – FUP, lamentou as sucessivas trocas de comando da presidência da Petrobrás que segundo ele, apenas trouxeram problemas para a estatal com o projeto de privatização e apoio da atual política de combustíveis. “As políticas equivocadas da Petrobrás estão levando o Brasil a um colapso do fornecimento de diesel. Sofremos o risco, para esse segundo semestre de 2022, de acontecer um racionamento de diesel em decorrência desse equivoco da politica de preço”, destacou.
A Coordenadora de Gestão de Patrimônio da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPOG, Rosângela Silva, explicou sobre a titularidade de parte do terreno da Lubnor, por meio da Lei 4416/1974, que autoriza a desafetação e concessão de uso a Petrobrás onde foram disponibilizados, em números atualizados, cerca de 60 mil metros quadrados. Segundo a coordenadora, essas áreas são de propriedades do município por meio da legislação federal e municipal, mesmo não havendo matrículas individualizadas dos lotes.
Pedro Esdras, Diretor de Planejamento do IPLANFOR, também ressaltou a importância da interlocução sobre o tema e do debate em prol do desenvolvimento urbano da cidade. “Nossa preocupação com a venda de uma empresa importante que gera arrecadação, emprego e renda para o estado, é com a falta de interlocução com o município e as possíveis consequências para as comunidades do entorno da empresa”, pontuou.
O vereador Gardel Rolim (PDT), líder do governo na Câmara, destacou a importância do debate e o papel do Legislativo Municipal nas discussões em prol da cidade. “A Lubnor é um patrimônio público importante do povo brasileiro e especialmente dos cearenses. Nós temos que nos opor a essa privatização, pois pelo pouco que temos estudado ela não interessa ao povo do Ceará e, sim, a um pequeno grupo que se apossou do Governo Federal e tem feita da Petrobrás um espaço privado deixando de lado o povo. A Prefeitura neste momento está analisando e discutindo o que pode ser feito”, disse.
O ex-senador Inácio Arruda (PCdoB) realizou uma explanação sobre a criação da Petrobrás e a mobilização do povo brasileiro para garantir a produção petrolífera no país. “Precisamos mobilizar grande contingente de nosso povo, pois se trata em defender um projeto de desenvolvimento de nosso país. A causa não é só dos petroleiros. Ao defender a Lubnor e os ativos da nossa companhia, vocês estão defendendo o Brasil”, destacou.
O presidente do Sindicato dos Petroleiros do Ceará (Sindipetro CE/PI), Iran Gonçalves, fez uma agradecimento a Câmara Municipal de Fortaleza pelo apoio a causa dos petroleiros e ressaltou a importância do prefeito Sarto no desenrolar do processo para evitar essa situação. “Deixarmos privatizar qualquer unidade da Petrobrás, que tem um papel social imensurável, é um crime. Quando se vende um unidade da Petrobrás se está transferindo um monopólio estatal para monopólio privado. Se fechar vamos deixar de ser exportador para ser importador de todo o óleo naftênico do país”, disse.
Como encaminhamento, Guilherme Sampaio destacou que será apresentado um requerimento na Câmara, subscrito pelos vereadores que compõe a comissão que acompanha o caso da Lubnor, direcionado ao prefeito José Sarto solicitando que a Prefeitura de Fortaleza não conclua as tratativas com a Petrobrás neste ano de 2022.

A frase: "Se você não cuidar do que é seu ninguém vai cuidar do que é teu" Luiz Gasparetto

A audiência (Nota da foto)
Como dito na cabeça da coluna, foi um instante de amadurecimento do universo público de Fortaleza, discutindo em alto nivel os interesses maiores da cidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário