Os 15 anos do PAIC

Camilo chama Izolda Cela de ‘mãe do Ceará’ em evento

O ex-governador Camilo Santana (PT) discursou no evento que celebrava os 15 anos do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) no Ceará, nesta terça-feira (21), e se referiu à atual governadora Izolda Cela (PDT) como a “mãe do Ceará” e “mãe do Paic”. A ocasião, que centrava a figura da gestora – tendo estado ela à frente das ações do Paic durante todo o seu andamento, enquanto foi secretária estadual de Educação – marcou o principal tema associado à trajetória pública de Izolda Cela, a educação.

Durante sua fala, o petista chamou a governadora para perto, elogiando sua atuação à frente da administração estadual. “Eu ontem recebi uma mensagem de um amigo meu que mora, que é até de Umirim, cearense, que mora em Brasília, e ele dizia que acompanhava a Izolda pelas redes sociais, e dizia que a Izolda tinha aspecto de ser a mãe do Ceará, pela sua doçura, sua ternura”, contava ele, sob aplausos de apoiadores. “Pra mim, a Izolda hoje é a mãe do Ceará. É a nossa governadora, mas também é a mãe do Paic, foi ela que plantou a semente desde 2007, com a cooperação de todos vocês”, finalizou Camilo.

As declarações surgem em meio a intensas movimentações, dentro da base do governo, para tentar fortalecer o nome de um dos dois principais pré-candidatos do PDT ao Governo do Estado: a própria Izolda e o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio. A disputa pública entre apoiadores dos dois tem sido motivo de tensão no grupo governista e representa risco de cisão da aliança com partidos como o PT, que rejeita RC e é amplamente favorável a uma candidatura à reeleição da atual governadora.

O gesto de Camilo Santana também sucede dias de incômodo dentro do próprio PDT devido às declarações do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, durante o encontro da legenda que ocorreu em Fortaleza na última semana, quando Lupi manifestou apoio explícito a Roberto Cláudio na disputa. Pedetistas cearenses, a começar pelo presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão – ele próprio também um dos pré-candidatos do partido ao Palácio da Abolição – criticaram a postura de Lupi após o ocorrido. A disputa, com isso, segue pública e dominando os holofotes da discussão política em âmbito local.

Paic
Durante a cerimônia desta terça-feira, além da comemoração dos 15 anos do Paic, Izolda Cela também anunciou o envio à Assembleia Legislativa de uma mensagem para ampliar as ações do Pacto pela Aprendizagem até 2024. O Pacto é um reforço direto ao Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), considerado continuação direta do Paic original. “Nós vamos prorrogar esse tempo de vigência até 2024, porque sabemos que aquilo que nos convoca nesse momento exige mais das nossas forças, da nossa cooperação e dos nossos recursos para, no mais breve tempo possível, termos a nossa proficiência regularizada, seguindo crescendo. Porque, com isso, nos aproximamos desse caminho de oferecer às crianças e jovens do Ceará uma excelente escola pública”, assegurou a gestora.

O Paic foi criado em 2007 com a meta de alfabetizar todas as crianças cearenses até os sete anos de idade, por meio de um regime de cooperação entre estado e municípios. Com isso, o programa passou a nortear ações e metas da gestão educacional, oferecendo formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar e material estruturado, entre outras iniciativas voltadas à garantia do direito à aprendizagem. O programa é também um dos principais marcos da trajetória pública de Izolda, que consolidou sua imagem junto à administração pública como figura técnica ligada à área da educação.

“Quando eu olho para trás, eu agradeço lembrando das mães que estavam conosco. Essa história é construída com uma grande corrente que tem nas crianças cearenses o seu grande incentivo. Nós temos na nossa mente e coração que devemos fazer no presente aquilo que projeta um futuro melhor para o Ceará, que se constrói também no chão do escola”, disse ainda a governadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário