Poranga: Audiência discute hoje litígio territorial entre os estados do Ceará e Piauí

 


O município cearense de Poranga recebe nesta segunda-feira uma audiência pública para tratar sobre a zona de litígio entre Ceará e Piauí, envolvendo 14 municípios cearenses. Os municípios em questão se localizam, em sua maioria, na Serra da Ibiapaba e correm risco de serem desmembrados e incorporados ao Piauí.

O tema foi destacado em sessão da Assembleia Legislativa do Ceará na última semana, quando a deputada estadual Augusta Brito (PT) conclamou a participação no debate. Para a parlamentar, o assunto está sendo estudado e debatido para que os municípios não sejam incorporados. “Através da Procuradoria-Geral do Estado foi pedido para avaliar todo o trabalho feito pelo IBGE. A Procuradoria, com seriedade, está trazendo novos argumentos”, pontuou.

Os municípios em disputa são: Ipu, Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Poranga, Ibiapina, Ipueiras, Ubajara, Croatá, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Crateús, Carnaubal e Poranga. Como ressalta Augusta Brito, Poranga é um dos municípios que mais sofrerão impacto: “Sessenta e seis por cento do município corre o risco de ser anexado a terras piauienses”, assinalou.

O tema, longe de ser novidade – a disputa territorial entre os dois estados já se estende por mais de dois séculos – vem sendo pautado rotineiramente em encontros nos municípios envolvidos e é um dos principais focos, atualmente, do o Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec) da Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário