Sedet participa de Missão na Dinamarca com foco em tecnologias para energia offshore

Durante a semana de 6 a 11 de junho, o secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Júlio Cavalcante, participa de Missão na Dinamarca pelo projeto Wind Energy Innovation Collaboration – INNOWIND Brazil&Denmark.
O projeto é uma parceria entre Sedet, Energy Custer Denmark, Consulado Geral Real da Dinamarca no Brasil e a empresa Vestas. “O objetivo é posicionar no Ceará as competências e o know-how inovadores em energia eólica da Dinamarca, a fim de fortalecer a indústria eólica brasileira e a cadeia de suprimentos, apoiando o desenvolvimento de um cluster de energia inovador no estado do Ceará”, explica o executivo Júlio Cavalcante. A programação da Missão inclui visita a dois portos dinamarqueses especialistas em Energia Eólica Offshore, em Esbjerg e em Odense.
Além disso, estão previstas agendas com as empresas BlueWaterShipping, SemcoMaritime, DEME Offshore4, FORCE Technology, Vestas, Cadeler, NKT Cables, Ørsted, Ramboll, Business AcademySouthwest, e também com a própria Danish Energy Agency (DEA), financiadora do projeto e com a European Energy. Além do secretário Júlio, fazem parte da delegação representantes do Complexo do Pecém, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(SEBRAE) e empresa Servtec. Saiba mais-Em 2019 o Ceará foi selecionado para participar do Projeto Innov-AL, parceria com a União Europeia para difundir a metodologia de Estratégia de Especialização Inteligente, para desenvolvimento regional.
Essa parceria colocou o estado em contato com a região sul da Dinamarca, para fortalecer o relacionamento no setor de Energias Renováveis com aplicação de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), nas estratégias mapeadas para o Ceará no âmbito do projeto. Em 2021, o Energy Cluster Denmark (ECD), parceiro contatado por meio do Projeto Innov-AL, nos apoiou a encontrar um edital da Agência Dinamarquesa de Energia (DEA – Danish Energy Agency), no qual postulamos um projeto de execução de algumas das atividades mapeadas no Projeto Innov-AL para fortalecer o setor de Energia Eólica no Ceará. Em meados de dezembro de 2021, a Agência Dinamarquesa de Energia confirmou a aprovação do financiamento para execução no ano de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário