Coluna do macário batista para o dia 11 de julho de 2022


 Ecos de um discurso forte

Na semana passada,já quase no final, aos 83 anos de idade, morreu o ex-deputado Iranildo Pereira. Protagonista de episódios que mostraram a coragem e a valentia do caririense da melhor cepa, Iranildo é lembrado pelo discurso de que nunca abriu mão na pandemia política de 64 e de botar a cara no mundo, quando, por exemplo, foi receber Miguel Arraes, chegado do exílio, até leva-lo pra casa no Araripe. Mas se Iranildo era a valentia em pessoa, era a doçuca de um amigo fiel, preocupado com os amigos, generoso com os companheiros. A seu convite fui conhecer o alvorecer da EuroVila, empreendimento da família, puxado por ele e pelo irmão Zé Pereira, para, nas terras da família, erguer algo que ficasse como legado às gerações futuras e ao desenvolvimento regional. Criaram a Euro-Vila, casas e equipamentos que fossem cópias, réplicas, ensaios sobre a Europa, na Santana do Cariri lá deles.A primeira casa erguida foi a do próprio Iranildo. Uma casa greg,como nas ilhas,, de cúpula branca e um chão rebaixado na sala de estar o que lhe dá uns 3 a 4 graus a menos, da temperatura de fora. A construção, feita por orientação do Zé Pereira, era dos mestres de obras da região e corria no auge das buscas por Bin Ladem. Fazendo o quase fosso na casa em construção, Iranildo, tido e havido como homem viajado e conhecedor de autoridades mundiais, admirado pelos conterrâneos, foi inquisitado por Mestre Antônio...Seu Iranildo, o senhor conhece o Bin Ladem? - Conheço, respondeu Iranildo. E o senhor era amigo dele? Amigo,mesmo, não, mas o conhecí. E foi quando mestre Antônio, achando que Iranildo estava escondendo algo, e elocubrando sobre o buraco no meio da casa, concluiu...É, agora entendi!!  As muitas histórias de Iranildo não escondem seu carinho que nos deixa saudosos do velho Ira. Um sertanejo duro e meigo.

 

A frase ":Legado não o que você deixa pras pessoas, legado é o que você deixa nas pessoas." - Deive Leonardo

 


 

Homenagem (Nota da foto)

A jornalista  Julieta Brontee, amiga querida de Iranildo Pereira, nos deixa menagem das lembranças de Iranildo Pereira. -

ADEUS, IRANILDO PEREIRA

  Nossos corações estão de luto. Santana do Cariri, o Ceará e o Brasil estão de luto e mais pobres de guerreiros, políticos íntegros e sérios. Ontem  (06), o ex-deputado federal Iranildo Pereira deixou esta morada e foi se juntar aos grandes na Morada Divida, partiu para o descanso eterno.

             Pois é, nosso grande amigo Iranildo Pereira partiu. Hoje, mais uma vez, estamos rendendo homenagem a ele. Feliz de quem teve o privilégio de privar da amizade daquele guerreiro. E eu tive esse privilégio. Foram mais de trinta anos de amizade. Não vou dizer precisamente quantos, pois não gosto de contar o tempo. Só sei dizer que foi uma vida. Ficarão as lembranças de suas conversas e de seus gestos.

Iranildo plantou  e colheu grandes frutos. Político (deputado de mãos limpas), advogado, empresário, mas, acima de tudo, POETA.

             Homem de fibra, combativo e destemido, não teve inimigos, teve opositores. Mas, não se intimidava com ninguém, fosse quem fosse. Era homem de luta. Guerreiro aqui na terra, pai  de Fred e Irana, marido de Maria do Carmo, a quem dedicou amor, respeito, amizade, carinho e admiração.

             Agora, Iranildo subiu aos Céus, foi encontrar seus grandes e combatentes amigos como Paes de Andrade, Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Teotônio Vilela, Alencar Furtado, Fernando Lira,  Martins Rodrigues, Chagas Vasconcelos, Eufrasino Neto....

À você, Iranildo, o adeus de todos nós.

Até qualquer dia desses!

 

Time ganhando,não mexe

A governadora Izolda Cela e os secretários da Saúde, Marcos Gadelha, e da Casa Civil, Chagas Vieira, participaram no fim de semana, da reunião do Comitê que delibera sobre os decretos da pandemia. Os números mostrados não apresentam agravamento de casos no Ceará, tampouco registro de óbitos em Fortaleza. Com isso, o decreto estadual seguirá sem alterações, pelos próximos 15 dias.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário