PDT Ceará escolhe Roberto Cláudio como candidato


O diretório estadual do PDT escolheu o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio como candidato a disputar a vaga de governador nas eleições deste ano. A indicação foi feita em votação da executiva, dando a vitória por 55 votos a 29, em disputa contra a atual governadora Izolda Cela. O resultado foi divulgado no início da noite desta segunda-feira (18).
A votação foi feita dentro da sede do PDT, com a presença dos integrantes do diretório, após uma reunião da cúpula do partido. O encontro que deu início à votação começou a ocorrer pouco depois das 17h. No decorrer do processo, apoiadores dos pré-candidatos se amontoavam do lado de fora do prédio, lotando a rua com placas e faixas.
O resultado dá fim a uma disputa barulhenta na base do governo que já vinha se estendendo há quase um ano, com quatro nomes sendo avaliados pelo partido para liderar a chapa governista – com polarização, no entanto, entre os nomes de Roberto Cláudio e Izolda Cela. Com isso, RC vai enfrentar, em outubro, o pré-candidato da oposição Capitão Wagner (União Brasil) e possivelmente também um nome a ser indicado pelo PT.
Aliança
Com a escolha, a perspectiva agora é de rompimento da aliança firmada entre o PDT e o PT no estado, que já dura 16 anos – a não ser que as próximas articulações consigam reverter o cenário que hoje está desenhado. Os dois partidos, que se uniram em 2006 na eleição de Cid Gomes ao governo estadual, vinham acumulando rusgas nos últimos anos em meio à disputa entre Ciro e Lula no cenário nacional, mas nos últimos meses os desentendimentos ganharam outra proporção localmente, tendo como principal ponto de tensão a definição sobre a candidatura pedetista ao governo. PT apoiava enfaticamente Izolda, por rejeitar Roberto Cláudio.
Petistas já haviam conseguido de Lula aval para montar uma candidatura do PT a governador, na hipótese de a atual gestora não ser escolhida e a aliança ser rompida. Inicialmente, são avaliados os deputados José Guimarães, Luizianne Lins e José Airton Cirilo, e também corre por fora o ex-senador Eunício Oliveira, do MDB, que tenta se viabilizar para lançar candidatura com o apoio do PT e de Lula.
Apoios
Izolda chegou a receber, na última hora, apoios importantes à sua indicação. No mesmo dia, Evandro Leitão retirou o próprio nome da disputa e anunciou endosso à escolha da atual governadora, em nota publicada em suas redes sociais. No texto, ele ainda menciona o apoio de Cid Gomes ao nome da gestora, conforme apontado pelo prefeito de Sobral Ivo Gomes.
“A partir do momento em que a governadora Izolda Cela assumiu o Governo do Estado, a primeira mulher da história, atuando com firmeza, competência e com o legítimo direito à reeleição, passei a repensar a continuidade de minha pré-candidatura. Inclusive vendo a forma como ela passou a agregar apoios de partidos aliados e de diversos segmentos da sociedade, fundamentais para o fortalecimento do projeto”, pontuou Evandro. “Essa minha intenção foi fortalecida ao conversar ontem com o prefeito Ivo Gomes, e ouvir dele relato de conversa que teve com o irmão, nosso líder Cid Gomes, defendendo claramente o nome de Izolda Cela para representar nosso projeto como candidata.”
Evandro e Cid não foram os únicos apoios de relevo que Izolda acumulou na reta final da disputa: nas últimas semanas, além do PT, ferrenho apoiador de sua indicação contra a de RC, outros quatro partidos também se juntaram em nota pública defendendo a escolha, sendo eles PV, PCdoB (que estão federados nacionalmente com o PT), MDB e PP. Em seguida, 28 dos 38 deputados estaduais que integram a base governista na Assembleia Legislativa do Ceará também anunciaram apoio, incluindo diversos pedetistas. Nesta segunda, o deputado Mauro Filho, que também disputava a indicação, foi outro que retirou a própria pré-candidatura, mas não chegou a apoiar um outro nome.
Roberto Cláudio, por outro lado, tinha a preferência de Ciro Gomes e do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, entre outros nomes pedetistas em posições de relevo, como o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) Antônio Henrique. Também pesou a seu favor, nas últimas semanas que antecederam a reunião desta segunda, o resultado da pesquisa de intenção de voto encomendada pelo PDT cearense para ajudar a decidir o candidato – em que ele aparecia com pontuação melhor do que a de Izolda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário