PSDB segue em aberto para a eleição estadual no Ceará

 


Após o rompimento entre PT e PDT no plano estadual, iniciaram-se novas levas de diálogos entre os partidos, tendo no horizonte possíveis rearranjos nas alianças. Em meio a isso, o PSDB de Tasso Jereissati, embora tenha começado a conversar com o PT esta semana, segue com destino em aberto. O recado é do próprio Tasso, que publicou nesta quarta-feira (20) pronunciamento sobre o tema nas redes sociais.
“Entendo que seja importante construir uma candidatura em torno de um projeto para o Ceará, que reúna desenvolvimento e combate à pobreza. Neste sentido, persisti na busca desse consenso de forma isenta. Ainda não existe definição sobre futura aliança na sucessão estadual, e tenho a esperança de evitar o conflito e na abertura do diálogo”, pontuou o senador.

A mensagem sucede um encontro realizado na terça-feira (19) pelo ex-governador Camilo Santana (PT) com alguns dos partidos da base aliada da atual administração estadual, incluindo o PSDB. Também participaram, além do próprio PT, representantes das siglas PP, MDB, PCdoB e PV – estando os dois últimos federados com o PT a nível nacional, o que significa que devem obrigatoriamente atuar em conjunto nas eleições. Na ocasião, Camilo publicou que “os partidos se solidarizaram com a governadora Izolda Cela (PDT) e anunciaram compromisso de seguir juntos na construção de um caminho comum para as eleições de 2022”.

Além dos que estão em federação junto ao PT, o MDB é hoje o mais provável de aderir ao projeto encampado pelo partido após a cisão – o ex-senador Eunício Oliveira, inclusive, se coloca à disposição para disputar o Governo do Estado representando o bloco. O PP, por sua vez, tem hoje como principal liderança no Ceará o deputado Zezinho Albuquerque, que chegou há pouco tempo do PDT e mantém relação cordial com o grupo governista e os Ferreira Gomes. Ele, assim como o partido, declarou apoio à indicação da atual governadora Izolda Cela para a indicação do PDT à eleição estadual. Também deve-se esperar diálogos, nos próximos dias, entre Zezinho e lideranças da base do governo.

Os partidos que participaram da reunião da última terça têm em comum, como coloca o PT, terem “sido excluídos” das discussões que levaram à escolha da candidatura governista. O PDT definiu o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio como candidato a governador na segunda-feira (18), quando os membros do diretório pedetista votaram entre ele e Izolda. O PT e outras siglas aliadas, que defendiam a reeleição de Izolda, demandavam ser incluídos no processo de definição do nome.

Tasso
O senador Tasso Jereissati preferiu se manter neutro na disputa entre RC e Izolda que se deu dentro da base governista. “Tenho conversado na busca do entendimento, sem tomar partido por nenhum dos lados. Meu esforço é no sentido de encontrarmos uma candidatura única, que represente um projeto para o Ceará”, escreveu ele no início deste mês, quando os apoiadores de cada pré-candidato subiam a temperatura nos bastidores.
Tasso é, historicamente, aliado de Ciro Gomes e de seus apoiadores, tendo apadrinhado o hoje presidenciável já nos anos 1980. Os dois chegaram a romper em 2010, quando o tucano lançou candidatura ao Senado e perdeu, disputando contra o grupo governista. No entanto, reaproximaram-se nove anos depois e Tasso apoiou, em 2020, o candidato pedetista à Prefeitura de Fortaleza, o hoje prefeito José Sarto. No último mês de março, o tucano admitiu que existe a possibilidade de o PSDB ter candidato próprio ao Governo do Estado, ainda que não tivesse rompido com o grupo de Ciro.

Ele garante que não tem intenção de disputar uma cadeira ao Senado novamente este ano, abrindo caminho para a eleição de Camilo Santana. Na perspectiva de o PSDB deixar a base governista e unir forças com o PT, especula-se nos bastidores a hipótese de um arranjo para que o presidente estadual do PSDB, Chiquinho Feitosa, componha a chapa de Camilo como suplente. As definições vão depender ainda dos outros partidos e devem ser discutidas a miúdo nos próximos dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário