Contato

Assembleia retoma sessões regulares após a campanha


A Assembleia Legislativa do Ceará definiu, nesta segunda-feira (10), o retorno das atividades regulares das sessões plenárias de terça a quinta-feira, retomando a dinâmica usual pré-eleições, de três sessões semanais no plenário da casa. A mudança foi efetivada em reunião da Mesa Diretora com o Colégio de Líderes.
Os parlamentares deliberaram ainda pela manutenção do formato híbrido, para participações presenciais e remotas. A decisão é válida a partir de hoje, quando haverá sessão regular no Plenário 13 de Maio. Além disso, conforme o artigo 180, parágrafo 3º, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, ficou definido que até o final desta legislatura as sextas-feiras serão dedicadas para a realização de sessões especiais e de solenes.
A reunião foi conduzida pelo presidente da casa, deputado estadual Evandro Leitão (PDT). Participaram também os deputados Fernando Santana (PT), Antônio Granja (PDT), João Jaime (PP), Augusta Brito (PT), Erika Amorim (PSD), Júlio Cesar Filho (PT), Renato Roseno (Psol), Walter Cavalcante (PV), Fernando Hugo (PSD), Romeu Aldigueri (PDT), Osmar Baquit (PDT), Leonardo Pinheiro (PP), Leonardo Araújo (MDB), Fernanda Pessoa (União Brasil), Heitor Férrer (União Brasil), Nizo Costa (PT), Audic Mota (MDB), David Durand (Republicanos) e Dra. Silvana (PL).
O primeiro turno da eleição, no último dia 2, marcou o fim da campanha do primeiro turno, quando foram eleitos os deputados estaduais que vão integrar a próxima legislatura da Assembleia Legislativa, de 2023 a 2027. Com isso, a maioria dos parlamentares hoje em atividade na casa estiveram em campanha – seja para tentar se reeleger e manter a cadeira que hoje ocupam na AL, seja para disputar outros cargos, como os que se lançaram à Câmara Federal. O resultado disso foi um esvaziamento do plenário nas últimas sessões plenárias.
Em reunião realizada no fim de agosto, já durante a campanha, a Mesa Diretora da casa deliberou que as sessões do mês de setembro seriam limitadas a duas, ambas na primeira quinzena do mês: uma ocorreu no dia 6 e outra no dia 13, as duas em quintas-feiras, liberando os deputados para a campanha durante as últimas duas semanas antes do pleito. Mesmo nesses dois dias em que houve sessão, o plenário estava esvaziado, com poucos parlamentares tendo comparecido à sede da AL para participar das votações.
Na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), as sessões continuaram durante o período eleitoral, embora também houvesse diminuição do comparecimento dos parlamentares, com o plenário esvaziado. Diversos vereadores da atual legislatura também se lançaram na disputa deste ano, com alguns deles tendo sido eleitos como deputados.
Composição
Como resultado da eleição deste ano, um total de 25 deputados, equivalente a 54,35% da composição da Assembleia, conseguiu reeleição e vão manter as cadeiras que hoje ocupam no Parlamento estadual. Outros 21 novatos passarão a atuar na AL, representando uma renovação de 45,6% na composição.
O PDT terá a maior bancada, com 13 parlamentares, seguido do PT, com oito representantes. Na sequência vêm União Brasil e PL, com quatro representantes cada; PP, MDB e PSD, com três deputados cada; Republicanos, com dois; Psol, PCdoB, Cidadania, PSDB, PMN e Avante, com um parlamentar cada.
O mais votado é o novato na Assembleia Legislativa Carmelo Neto (PL), hoje vereador de Fortaleza, que conquistou 118.603 votos. O segundo mais votado é o veterano e atual presidente da casa, deputado Evandro Leitão (PDT), que recebeu 113.808. Eles foram seguidos por Marta Gonçalves (PL), com 112.787; o atual vice-presidente da Assembleia, Fernando Santana (PT), com 111.639; e Sérgio Aguiar (PDT), com 97.522.

Nenhum comentário:

Postar um comentário