Contato

Coluna do macário batista para o dia 14 de outubro de 2022


O Nordeste é notícia, mas não é pauta

O deputado federal eleito, Danilo Forte, escreveu sobre a região. Abrigou esse texto num site conhecido, o Poder 360. Pela relevância do teor e pelo posicionamento político do deputado, levamos ao leitor-eleitor, o pensamento crítico que, por certo, levará o plenário da Câmara Federal. "O Nordeste, mais uma vez, é notícia. Infelizmente, pelos motivos errados. Falas lamentáveis do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre eleitores da região ganharam dimensão especial diante da disputa acirrada pela Presidência. Mas a verdade é que nem Bolsonaro e Lula (PT) –a despeito de sua expressiva votação na região– apresentaram os projetos que têm para a região. E, quando falam, quase nunca há espaço para desenvolvimento. Ora, o Nordeste precisa de muito mais do que distribuição de renda e combate à miséria. E tem muito mais a oferecer também. Esqueçam as imagens de sertanejos famélicos em paus-de-arara indo implorar por comida na porta das igrejas e emprego nos grandes centros. A Bahia é a 2ª maior produtora de frutas do país. Em 20 anos, a produção de flores e plantas ornamentais no Ceará cresceu impressionantes 31.000%, ao mesmo tempo em que retoma a vanguarda em um setor no qual tem tradição: a produção de energia limpa e renovável. E é essa, talvez, a grande mola para o desenvolvimento do Nordeste e do Brasil. Essa parte do nosso país tem uma localização geográfica e um know-how invejável para produzir energia limpa, renovável e barata, algo que o mundo demanda com urgência. O Ceará prepara-se para se tornar um hub internacional de produção de hidrogênio verde, a partir do qual essa energia poderá ser exportada para outras partes do mundo. E, aqui mesmo, podemos usar essa produção para uma política de reindustrialização e criação de perímetros irrigados, especialmente a partir da conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco. Mas, infelizmente, nada disso entrou nos programas dos candidatos ou na pauta do debate. Ao Nordeste, coube debates sobre passados que não retornam e controvérsias xenofóbicas. Nada disso constrói futuro. Ao Brasil, pode caber um posto de destaque na economia de baixo carbono que há de caracterizar o século 21. Mas isso não é destino. Precisamos construir o caminho que levará o país até lá, e ele passa, inevitavelmente, pelo Nordeste. Quem vier a ocupar o Palácio do Planalto a partir do ano que vem precisa compreender isso e mostrar como pretende nos liderar."

A frase: “Peço à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que interceda junto ao Senhor pelo povo brasileiro, especialmente por nossas crianças. Amar o Brasil é pensar no futuro das crianças e jovens, é construir um país de oportunidades. Que a gente nunca perca a esperança!”. Ciro Gomes após longo silêncio nas redes sociais.

 

Esquisitices na campanha pra presidente (Nota da foto)
"Recebemos informações de que setores do Estado aparelhados pelo bolsonarismo estariam buscando forjar fatos que justifiquem operações bizarras contra nosso campo democrático", afirma o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho, segundo a jornalista Mônica Bergamo, colunista da Folha de S.Paulo. A notícia correu depois da imagem de Lula na Bahia.

Deputados em reflexão
Deputados estão estudando a  indicação da dra.Socorro França para Conselho Diretor da Arce. Socorro França tem 78 anos e o  servidor público é aposentado compulsoriamente aos 75 anos. Isso pode,Arnaldo?

Causou espécie
Intrigou a muita gente um aumento, repentino e aparentemente sem propósito, no preço do litro da gasolina,em Fortaleza. A Petrobras anunciou deságio do combustível para chegar às bombas,mas as bombas...

Sem surpresa
Para muita gente, os mais desconfiados, esses patamares de preços como cesta básica e ítens fundamentais para a vida das pessoas, está sendo seguro até que passe a eleição de segundo turno no País.Depois dispara tudo, acreditam os cuidadosos.

R$2 bi pras Santas Casas
A Câmara dos Deputados aprovou uma PL que destina R$2 bihões de repasse às Santas Casas pelos serviços prestados aos SUS.Não é bondade, é pagamento por procedimentos médicos. Ninguém conhece uma Santa Casa no Brasil que não esteja no vermelho.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário