Contato

Coluna do macário batista para o dia 27 de março de 2023

 


Promotor que está no topo da lista de 'decretados' à morte pelo PCC desmente protagonismo de Moro na remoção de presos

Nas redes sociais deste colunista, foi postado na quinta feira, dia 23, uma descrença de que o tal PCC teria gasto uma nota preta para matar Moro e aprontar outras barbaridades. Moro tomou conta do noticiário como se fosse a maior vítima das ameaças dos tais criminosos comandados por Marcola. O promotor, vítima de fato dos criminosos, negou o protagonismo do ex-Juiz. Em mensagem à Folha de S.Paulo, Lincoln Gakiya diz que Moro mente ao dizer que determinou a remoção do Marcola para o sistema federal. Um dos alvos do PCC, o promotor paulista Lincoln Gakiya está no topo de uma lista de sentenciados à morte pela facção, os chamados "decretados", segundo os serviços de inteligência do Governo de São Paulo. Gakiya é coordenador do principal grupo do Ministério Público de combate ao crime organizado. Ele assumiu o posto em 2018, quando assinou os pedidos de transferência de integrantes da cúpula da facção para o sistema federal - entre eles o de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como principal chefe do grupo. Segundo integrantes dos serviços de inteligência, Gakiya tomou o primeiro lugar de mais odiado pelo PCC do ex-secretário da Segurança Pública Antonio Ferreira Pinto. Até 2018, Ferreira Pinto liderava tal lista por causa de ações letais da PM contra membros da facção, realizadas durante a gestão dele (de março de 2009 a novembro de 2012). Antes mesmo de o pedido ser acatado pelo Judiciário, os órgãos de inteligência do governo paulista detectaram a fúria de criminosos contra o promotor. Tal descontentamento ficou materializado em uma carta aprendida em dezembro daquele ano, com uma ordem da cúpula para matá-lo. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, os motivos que levariam Sergio Moro a entrar na lista do PCC ainda são alvo de análise por parte de integrantes das forças de segurança de São Paulo. Isso porque, até o final de 2022, o nome do ex-juiz e senador pela União Brasil não constava de lista dos serviços de inteligência paulista sobre os "decretados". Isso enfraquece a tese de que ele poderia ter entrado na mira da facção criminosa por ter participado da transferência de presos ao sistema federal em 2019. Em outubro de 2022, o promotor Lincoln Gakiya chegou a rebater a afirmação, feita pelo ex-juiz em uma entrevista, de que a transferência de Marcola teve participação de Moro. "É mentirosa a afirmação de Moro que após dois meses de governo eles 'determinaram' a remoção do Marcola para o sistema federal", disse em mensagem à Folha de S.Paulo. Quem te conhece que te compre, diz o dito popular.

A frase: " Quem joga um contra o outro é sempre o mais covarde dos três". Sabedoria popular.

Bateu, levou (Nota da foto)
Depois do vereador Maurício Martins fazer ataques contra as três deputadas estaduais do próprio partido, Larissa Gaspar, Juliana Lucena e Jô Farias, o PT, em Russas decidiu pela desfiliação do político. Ele as chamou de “lagartas encantadas” e disse que “só aparecem no Dia Internacional das Mulheres”, quando “vão mentir” e “vendem ilusões”.

Rota das Falésias
O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) se reuniu com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro estando presente a secretária de Turismo de Aracati, Andressa Guedes. Durante a reunião, foram discutidas diversas demandas como a rota das falésias.

Oito cidades
“Nosso objetivo é divulgar cada vez mais as cidades da rota e atrair turistas, incentivando o comércio e os potenciais dos destinos. No estado, as cidades Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí fazem parte desse roteiro rico em história e artesanato.

O “raspa” chegou quebrando
O deputado federal André Fernandes foi fazer pronunciamento na Câmara,em Brasilia e, alterado, esculhambando com o Ministro da Justiça e o presidente Lula, deu uma porrada e quebrou o microfone.

Carão
André levou um carão da deputada Maria do Rosário: “Deputado, vossa excelência não tem o direito de estapear ou atuar de forma a prejudicar próprio da Casa. Estou aqui na presidência dessa mesa e deixarei registrado”.

Sarto pra reeleição
O Prefeito Zé Sarto voltou de viagem falando em reeleição. Em conversa com jornalistas disse que espera que seu partido reconheça seu trabalho e o leve a nova candidatura. Sarto anuncia que já cumpriu 70% do que prometeu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário