O dia

 


O José, que fora da família é conhecido por Ferreira Gullar, é o criador da frase famosa: Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Com o tempo, e o tempo passa pra todo mundo, alguém pensou, pensou e encontrou um apêndice ao dito:...e se enfrentar o bicho some.

È assim que é assim. O mau caráter, o ou(a) acarater, o que não tem nenhum, a não ser seus interesses mais escusos, gosta de infernizar a vida alheia, desde que seus propósitos sejam atingidos, bulinando a mente daquilo que seria um desafeto à sua sanha de poder e/ou de inveja distorcida.

Só que, na vida, como no complemento da frase de Ferreira Gullar, sempre tem quem enfrente o bicho, de frente, armado das mesmas armas, cumprindo os mesmos protocolos, inclusive os oficiais, justiceiros, oficiosos e igualmente travestidos de mau caratismo.

Assim é o dia-a-dia, seja segunda ou sexta, seja dentro ou fora das quatro linhas da boa conduta, seja com sorrisos falsos ou tapinhas nas costas, a grande verdade, e quase os pequenos, os menores, os vís não sintam,  é melhor  um gato velho que conhece a corrida do rato, do que um veneno que vai contaminar a casa inteira.

É bom lembrar: todo adulador vive às custas de quem o escuta.
A sexta - Tem vento de chuva, tem cheiro de chuva, tem pingos de chuva. Deve ser chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário