Uapi | Câmara Municipal lança livro sobre a Unidade Amiga da Primeira Infância

 


A publicação aborda o programa da Prefeitura de Fortaleza que agrega valor às práticas de cuidado às crianças durante os primeiros mil dias de vida.
A Câmara Municipal de Fortaleza lançará, na próxima terça-feira, 21, o livro “Unidade Amiga da Primeira Infância – Ineditismo de Fortaleza para o Fortalecimento da Puericultura”. A publicação aborda o programa da Prefeitura de Fortaleza que agrega valor às práticas de cuidado com as crianças durante os primeiros mil dias de vida. O evento será realizado no Auditório Ademar Arruda, na sede do Legislativo, às 14 horas, e contará com a presença de inúmeras autoridades, incluindo secretários das gestões atual e anterior, além do ex-prefeito Roberto Cláudio, gestor do Município quando da criação da Uapi.
Planejado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o programa fortalece o cerne da puericultura, compreendido como perspectivas de cuidado preventivo e de educação em saúde para a promoção de uma infância saudável. O Uapi favorece ações de cuidado do antenatal até o pós-natal, além do fortalecimento de grupos de gestantes, vacinação infantil, incremento de testes de triagem neonatal, consultas sistemáticas de puericultura e de saúde bucal, avaliação de curvas de crescimento e incentivo à amamentação, entre outras.
A publicação contou com o apoio da CMFor, que também realizou ações paralelas relacionadas ao tema. “Diante da relevância da primeira infância para a nossa sociedade, buscamos desenvolver um trabalho voltado para essa temática, propondo a criação da Política Municipal de Saúde da Primeira Infância, incorporada posteriormente ao Marco Legal da Primeira Infância”, afirma o presidente da CMFor, Gardel Rolim, na apresentação do livro. Ele também destaca a criação da Frente Municipal pela Primeira Infância na Casa, em 2019.
Além do presidente da Casa, Gardel Rolim, e do ex-prefeito Roberto Cláudio, participarão do evento e comporão a mesa a presidente da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), Anamaria Cavalcante; o secretário da Saúde do Município, João Borges; o presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), José Maria Ximenes; o presidente do Iprede, Sulivan Mota; as ex-secretárias Ana Estela e Joana Maciel, entre outras autoridades ligadas à pauta.
Idealização
A ideia do programa surgiu em 17 de março de 2017, durante uma conversa entre a pediatra Gerly Anne Nóbrega, à época coordenadora de Atenção à Saúde da Criança do Município, e a pediatra Vera Apoliano, quando da inauguração do Posto de Saúde Maria de Lourdes Jereissati, conhecido como Malu. O diálogo se deu sobre a dissertação de mestrado de Vera, feita em 2013, que trouxe resultados preocupantes sobre o uso da Caderneta da Criança e o desafio de qualificar a puericultura nas unidades básicas de saúde.
“Por que não um Posto Amigo da Criança, para estimular não somente o aleitamento materno, mas outras ações que garantam mais do que a sobrevivência infantil? Naquele momento, mesmo diante de um barulho ensurdecedor dos presentes na inauguração, começamos a pensar quais seriam essas ações, contidas na caderneta. No início de 2017, assumiram a SMS duas pediatras, Joana Maciel e Ana Estela Fernandes, e com apoio delas, foi possível transformar a dissertação de mestrado de Ana Apoliano em pesquisa-ação”, diz a presidente da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), Anamaria Cavalcante, no texto de apresentação do livro.
A estratégia Uapi, portanto, teve como linha base os indicadores das ações preconizadas na nova puericultura para a primeira infância e nas diretrizes elaboradas em 2016, pela SMS, além da iniciativa do Hospital Amigo da Criança e do Selo Unicef.
Gerly Anne ressalta que somente dois anos depois do funcionamento da Uapi resolveu escrever sobre sua criação e diretrizes. “Começamos a escrever todos os passos da Unidade, como ela nasceu, como se deu o monitoramento. E, para não ficar um livro muito técnico, resolvemos chamar profissionais da rede para falar de cada diretriz”, explica.
Ao todo, são 24 colaboradores que falam de cada diretriz referente à puericultura, além da participação da médica Ana Ligia, do Posto Frei Tito, que fez um jogral sobre a puericultura, indicando as prioridades. No início da abordagem de cada diretriz, há um trecho do jogral. “Daí surgiu nosso livro, que tem como finalidade explicar como o programa nasceu”, conta Gerly. “O livro é destinado a todos que assistem às crianças em postos de saúde. Ele dá as diretrizes para uma boa puericultura. A certificação do posto é uma consequência disso, um reconhecimento pelos bons feitos de cada unidade”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário