Fortaleza fecha parceria com Ambipar Triciclo e iFood para a instalação de máquinas de reciclagem

As máquinas estarão disponíveis em sete terminais e cinco Cucass a partir desta quarta-feira (24/04). Os usuários podem se cadastrar e trocar resíduos recicláveis por crédito no Bilhete Único
Até 2030 pretendemos reciclar 50% de todos os resíduos da cidade”, conta o Prefeito Sarto (Fotos: Tainá Cavalcante)
A Prefeitura de Fortaleza fechou uma parceria com a Ambipar Triciclo, da multinacional brasileira Ambipar Group, e com o iFood em evento realizado nesta quarta-feira (24/05) no Paço Municipal. Com a parceria, serão instaladas 13 máquinas de reciclagem, as Retorna Machines, que permitem trocar resíduos por crédito no Bilhete Único, em operadoras de telefonia e em vários parceiros. A iniciativa faz parte do programa Mais Fortaleza e tem o objetivo de conscientizar a sociedade em relação aos benefícios da reciclagem de resíduos, em um processo de logística reserva.
“O usuário pode trocar seus pontos por créditos no Bilhete Único, além de créditos com empresas parceiras como a Enel, o PagBank, Mercado Pago e empresas de telefonia. É um projeto piloto, mas nós queremos ampliar essa parceria com outras empresas. Esse é o caminho de uma grande jornada que busca dar destino correto aos resíduos sólidos em Fortaleza. Até 2030 pretendemos reciclar 50% de todos os resíduos da cidade”, conta o Prefeito Sarto.
O projeto une tecnologia e inovação para incentivar a consciência ambiental e um novo comportamento em relação aos resíduos sólidos na cidade. Ao todo, serão 13 máquinas nos terminais e Cucas da cidade De acordo com Luiz Alberto Sabóia, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), a iniciativa ajuda a estimular a consciência ambiental da população.
"Esse projeto é uma máquina de autosserviço para a coleta seletiva. Para cada um desses itens, é possível acumular pontos que podem ser trocados por uma série de coisas, inclusive créditos no Bilhete Único. Essa iniciativa mostra, na prática, que o resíduo tem valor. Também iremos cadastrar instituições filantrópicas de Fortaleza que podem receber os créditos, caso a pessoa queira doar esse valor. Depois de testado e aprovado, o projeto vai ser expandido para toda a cidade", explica ele.
As máquinas serão instaladas em sete terminais e nos cinco Cucas e os usuários poderão doar os resíduos para instituições credenciadas ou se cadastrar pelo site ou aplicativo Ambipar Triciclo e acumular pontos por meio do programa Triciclo de Fidelidade. Cada resíduo depositado vira tricoins, que são as moedas do programa. Elas podem ser utilizadas, por exemplo, como pagamento da tarifa do transporte público de Fortaleza. A coleta, transporte e destinação dos recicláveis é responsabilidade da Ambipar Triciclo através das máquinas.
Estiveram presentes no lançamento os vereadores Nêga do Henrique Jorge, Josivan Clube, Veríssimo Freitas, Moura Taxista e Iraguassu Filho, além dos secretários Davi Gomes (Juventude), Marcelo Pinheiro (SEPOG) e Pedro França (Regional 3).
Como utilizar a Retorna Machine
máquina de reciclagem
As máquinas são destinadas a coletar embalagens de alumínio, plástico, aço, longa vida e vidro
As máquinas de reciclagem (Retorna Machine) são destinadas a coletar embalagens de alumínio, plástico, aço, longa vida e vidro. O usuário que desejar participar do Programa de Fidelidade Triciclo poderá criar sua conta Triciclo de três formas:
Pela máquina de reciclagem (Retorna Machine): toque na tela para iniciar, em seguida selecione “Criar Conta” e siga os passos em tela;
Pelo site, na área “Cadastre-se”;
Através do aplicativo mobile Triciclo disponível nas App Stores para Android e iOS.
Durante o cadastro, será necessário fornecer nome e sobrenome, email e CPF. A partir desses dados, será criado um nome de usuário para login e senha. Com a conta, é possível acumular pontos através do depósito de embalagens que possuam código de barras. É necessário que o código de barras esteja intacto, e a embalagem não pode estar amassada. Não é recomendado o depósito de laticínios.
Os pontos podem ser trocados na própria máquina de reciclagem, pelo site da Triciclo ou pelo aplicativo. Com a troca dos pontos para o bilhete único realizada, o crédito é descontado na hora.
Caso não queira se cadastrar, mas ainda sim contribuir com a destinação de recicláveis nas máquinas de reciclagem, o usuário pode doar seus pontos para as Instituições Filantrópicas parceiras na própria máquina ou pelo site da Triciclo.
Sobre o Mais Fortaleza
O programa Mais Fortaleza, criado pela Prefeitura, tem três eixos (infraestrutura, inclusão social de catadores e educação ambiental), e prevê a instalação de lixeiras inteligentes, que dispõem de sensores de coleta, ilhas ecológicas para receber recicláveis, miniecopontos, novos ecopontos, biodigestores para a reciclagem de resíduos orgânicos, videomonitoramento para fiscalizar o descarte irregular, ecopontos itinerantes, implantação de novos Centros de Recondicionamento Tecnológico (CRT), educação ambiental nas escolas, além de ampliação do Re-ciclo, que remunera e dá melhores condições de trabalho aos catadores com o uso de triciclos elétricos e equipamentos de proteção.
Sobre a Ambipar
A Ambipar é uma multinacional brasileira, pioneira em soluções em gestão ambiental, presente em 40 países dos 6 continentes. A Ambipar Triciclo atua no mercado desde 2016 com a missão de criar e operar soluções para o desenvolvimento sustentável por meio da monetização do sistema de logística reversa, fidelização de clientes e sistema de marketing.
A empresa é operadora dos projetos Retorna Machine, Recicla Pharma e Deixaki, todos vinculados ao Programa de Fidelidade Triciclo. Nesse programa, as embalagens coletadas valem tricoins, que podem ser trocados por benefícios, como bônus de energia elétrica, recarga de vale transporte, desconto em livraria, crédito em telefonia e crédito em conta digital, entre outras vantagens. Em seis anos de operação, já coletou mais de 25 milhões de embalagens pós-consumo.
Atualmente, a empresa possui mais de 300 pontos de coleta espalhados pelo Brasil, sendo 61 unidades distribuídas pelo Nordeste, todas através do processo de logística reversa, conforme explica Ricardo Aguiar, presidente da companhia: "Com a logística reversa de embalagem o lixo é levado de volta para a fábrica através da Ambipar. Nossa equipe vai coletar e separar, porque vem diferentes tipos de embalagens e materiais, destinando aos fabricantes dessas embalagens”.
Sobre o iFood
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor também brasileiro, a Movile.
“O iFood tem uma estratégia de redução de plásticos no delivery e uma das iniciativas que nós temos é a própria reciclagem. Nós entendemos a importância de Fortaleza e patrocinamos iniciativas para fazer com que a sociedade descarte resíduos nos locais corretos. Através disso nós acreditamos que Fortaleza pode também se transformar em um modelo de reciclagem, não só com as treze máquinas que nós instalamos, mas também com os outros projetos que nós patrocinamos, a exemplo do reciclo”, explica Camila Borges, especialista em sustentabilidade do iFood.
Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário