Itinerante nas artes

 

Icapui(CE) 28 graus

Assembleia Itinerante encerra Festival de Arte e Cultura e realiza sessão plenária nesta quinta
- Foto: Máximo Moura
A Assembleia Itinerante realizada esta semana em Icapuí, no litoral Leste, encerra nesta quinta-feira (25/05), pela manhã, com sessão plenária no Ginásio Poliesportivo José do Carmo Rebouças. Na noite desta quarta-feira (24/5), foi feita a premiação dos vencedores do Festival de Arte e Cultura nas quatro categorias.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão (PDT), participou do encerramento do Festival e ressaltou a importância da iniciativa. “É uma satisfação muito grande trazer o Parlamento para próximo da população que não mora na Capital. É a forma de escutarmos e também dizermos ‘estamos aqui, somos seus representantes’. Além disso, trazer serviços e também dar oportunidades aos artistas locais de se apresentarem”, destacou.
A feira de serviços e o Festival de Arte e Cultura vem sendo realizado em Icapuí desde a última segunda-feira. Foram oferecidas oficinas, palestras, serviços de saúde, aulas de culinárias, feira de artesanato dentre outras atrações aos moradores da região.
Foto: Máximo Moura
FESTIVAL DE ARTE E CULTURA
A quinta edição do Festival de Arte e Cultura da Assembleia Itinerante encerrou na noite de hoje com a entrega da premiação dos vencedores. Ao todo, 11 artistas e grupos locais dos municípios de Icapuí, Beberibe, Itaiçaba, Fortim, Jaguaruana e Aracati, receberam prêmios a premiação em dinheiro.
O deputado Evandro Leitão participou da cerimônia de encerramento, e destacou que eventos deste porte são de grande importância para a região. “Um festival como esse mobiliza muitos municípios dos arredores, muitos artistas sentem falta de oportunidades de estar em um palco, assim como muitos municípios sentem falta de ter acesso à apresentações de qualidade e de ver os artistas de sua terra sendo exaltados dessa maneira”, disse.
Os vencedores em primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria, respectivamente, na categoria “música autoral” foram Geová Silva, Cleirton Lima, e Jadiel Lima. Na categoria “Humor ou Esquete Teatral”, foram premiados os palhaços Peninha e espinha, o grupo Flor do Sol, e Marquinhos Calungueiro. Na categoria “Repente ou Cantoria”, venceram os competidores Rogaciano Lopes e Maçarico da Praia. Já na mostra “Tradições Populares e Dança”, foram agraciados os grupos Dança dos Orixás, Pastoral Alegria de Viver, e o espetáculo Boi Uruanda.
A produtora do festival, Glícia Gadelha, avaliou que o saldo de dois dias de apresentações do Festival de Arte e Cultura foram “muito positivos”. “Foi muito bacana a participação das cidades com as atividades propostas, assim como a presença do público e sua receptividade com os artistas da região, algo impressionante de se ver", acentuou.
O veterano em festivais da Assembleia Legislativa, Geová Silva, comemorou mais uma vitória em sua trajetória musical. Vencer em primeiro lugar como representante de Icapuí, então, é a maior vitória. “É maravilhoso pois estamos resgatando as potencialidades da música popular brasileira nesses eventos, que merecem nosso respeito e reconhecimento”, disse.
A noite finalizou com a apresentação do grupo Caos Coletivo, de teatro de Fortaleza, e grupos não oficiais, um momento aberto para apresentação de mais talentos de Icapuí. Estiveram presentes, também, os deputados Missias Dias (PT), Osmar Baquit (PDT), Nizo Costa (PT), De Assis Diniz (PT), Julio César Filho (PT), e Agenor Neto (MDB), além de representantes das prefeituras e câmaras municipais dos municípios que compõem o litoral leste cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário