Contato

Bom dia


Tem café no bule

Um cidadão, empresário de sucesso, que inclusive derrotou o ex-sócio numa disputa pelo poder na empresa, coisa recente no Ceará, manda imagem e texto, do exterior, ressaltando o feito de um militar, jovenzinho, da aeronáutica, campeão de arco e flexa, em olimpíada de soldados e reclama porque nós da imprensa não damos destaque ao feito. No particular respondi que preferia postar feitos cearense , no nosso conceito de bem maior validade e excepcionalidade. Tem cearense sendo campeão mundial de olimpíada de matemática e nem assim, nós, da imprensa do Ceará, damos destaque, porque há coisa mais importante, sob o ponto de vista da coletividade a ser tratada. O senhor em questão, duvidou. Cadê? Me mostra. Horas depois, abro o jornal OEstado do Ceará, onde humildemente assino a editoria de política, mas que leio tudo, até por questão de trabalho e avaliação em jornalismo comparado e encontro a coluna do senhor Silvio Carlos Vieira Lima. Por favor, leia o texto do jornalista sob foco>

"Medalha de Ouro Pela primeira vez na história, um cearense conquista medalha de ouro na maior Olimpíada de Matemática do mundo. Matheus Alencar de Moraes, de 16 anos, está como quem sonha. Afinal, ele acaba de realizar um dos seus grandes objetivos pessoais, participar da maior Olimpíada de Matemática do mundo. O estudante do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Farias Brito, não só participou, como conquistou medalha de ouro na 64ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que aconteceu entre os dias 2 e 13 de julho em Chiba, no Japão.

Este resultado é inédito para um cearense. Alencar, ainda segue como o único brasileiro medalhista de ouro na disputa. Junto com Matheus, também estão outros dois alunos FB, Rodrigo Salgado, que traz para casa a medalha de prata e Luiz Felipe Giglio, premiado com a de bronze. A Olimpíada Internacional de Matemática é considerada uma das competições mais difíceis do mundo, e foi sabendo disso, que Matheus se dedicou desde os 11 anos de idade. “Eu sempre estudei muito. Desde criança, eu já sabia que queria passar em Olimpíadas de Matemática. E o meu maior sonho era estar aqui na IMO. Agora, na minha primeira participação, poder representar o Brasil e já conquistar o 1º ouro do Ceará, é realizador. Esta, sem dúvida, é uma das melhores experiências da minha vida”, revelou com alegria. Para quem não sabe, Matheus é neto do ex-jogador, Marco Aurélio, que foi ídolo do Ceará Sporting, que deve estar exultante". 

Se me permitem um pouco de cearensidade: As medalhas do Rodrigo Salgado e do Luiz Felipe não contam, né. São dois perdedores. Para cearense primeiro lugar é como aquela senhora que minimizou o filho da amiga dela, um cearense ser presidente do Banco Central. - Banco Central? Que banco é esse que nem agência tem em Sobral?

Nenhum comentário:

Postar um comentário