Contato

Coluna do Macário Batista para 02 de janeiro de 2024

Agora é pra valer
A política sai do campo das especulações no Ceará. Apaguem o dito até aqui, porque na virada do ano um mundaréu de coisa mudou. O jogo está com os profissionais. Os amadores, inocentes úteis, cavilosos, ensaístas, picaretas, sonhadores, aventureiros, todos os desse ramo aí, passam a ser como o que no boxe chamamos de “segundos”. Quando o juiz da luta diz, “segundos fora”, ficam no ringue só quem vai pra briga, de fato. Então é a hora dos punhos de seda, de luvas, de rendas e de “manopla”. Todos os partidos têm interesses que superam a vã tentativa de cerca-lorenço de quem pensa que sabe, mas não sabe onde pisa. As grandes coligações, hoje desgastadas, terão que superar suas dificuldades por conta própria. Aquele povo que sumiu, insiste em botar a cabeça de fora, nem que seja para tomar um ar. Os tucanos estariam no mesmo barco do MDB,do PSD e de outros que um dia falaram grosso mas que hoje estão pianinho. Na oposição mais zangada, incluindo os que poderão não disputar eleição,porque caíram na malha da ultima, corre o desespero, porque o tempo “ruge”. Por enquanto, a grosso modo, os contendores oposicionistas, têm candidatos em discussão, sonhando com a divina ajuda do “messias”. Daí as vistas se voltam para o alto coturno do comando do Estado, hoje. Elmano de Freitas, Camilo Santana, Zé Guimarães jogam de mão com as cartas do poder supremo e Zé Sarto, o Prefeito da Capital, pra resumir um aspecto da vida por aqui, são os personagens do centro das discussões. Vai ter oposição? Claro que vai. E barulhenta. Só que, quem não tiver preparo físico, fichas pro jogo e cartas na manga, das duas, uma ; ou gasta tudo que for recebido dos 5 bilhões tirados do povo para a farra do boi, ou intoca e se faz de doido inventando candidaturas de faz-de-conta, como tem por aí.
A frase: “Quem não sabe jogar passa muito tempo perdendo até aprender.” Tem gente observando a cena.
A Lubnor não sai da Petrobras (Nota da foto)
Quando visitou Fortaleza e esteve com o Governador Elmano de Freitas, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, fez um anúncio que agradou no termo e no desejo. Primeiro disse que a Lubnor não estava mais à venda e que o acordo de compra-e-venda feito do Governo passado, foi desfeito. A planta produzirá “carbono neutro”. O sr. Prates falou do projeto para Elmano e o Prefeito Sarto. Este, ficou caidinho pela geração depostos de trabalho.
Para ou continua?
O deputado Duquinha deverá continuar no cargo, conforme acertado no partido dele, o Republicanos com o presidente, Apóstolo Luiz Henrique, o Profeta, cedendo o lugar por 120 dias. O combinado sai barato.
Olha os interesses
Ao todo, foram 1.034 emendas ao orçamento, todas elas acatadas, segundo o relator do PLOA 2024 e do PPPA 2024-2027, deputado Bruno Pedrosa (PDT).
Olha a desculpa
“Isso é uma forma de o deputado mostrar ao Governo, pelos municípios e regiões que representa, a cobrança das necessidades que a população tem feito”, disse o relator. Ah, bom!
Ainda o orçamento do Ceará
Uma preocupação do Governo do Estado foi por no orçamento para 2024 recursos para educação e saúde, acima dos percentuais mínimos constitucionais, com 25,8% e 17,1% do orçamento, respectivamente.’
Outro goleiro
O Flamengo está meio trancado, mas o Fortaleza está correndo atrás do goleiro Santos, do rubro negro para a temporada deste ano. Danado é que Santos, terceiro goleiro do Flamengo tem contrato até 2026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário