29, dia de noque da fortuna

 


NHOQUE DA FORTUNA: TRADIÇÃO ITALIANA DE COMER NHOQUE NO DIA 29 TRAZ SORTE
O nhoque da fortuna, também chamado de nhoque da sorte é uma tradição italiana muito popular no Brasil e diz que o prato
O nhoque e outras massas são pratos típicos da culinária italiana e que se tornaram muito apreciados no Brasil. Devido a grande quantidade de imigrantes italianos no país, muitas famílias possuem alguma ligação com essa cultura. E foi assim que se popularizou também a simpatia do nhoque da fortuna, que traz sorte ao ser consumido no dia 29 de todo mês. Então, conheça a história da simpatia, saiba como preparar a receita e como fazer para ter prosperidade.
Qual é a história do nhoque da fortuna?
A simpatia muito famosa no Brasil diz que é preciso comer nhoque no dia 29 do mês para atrair a boa sorte. Mas a origem vem de um santo italiano chamado São Pantaleão, que vagava faminto por um vilarejo. Conta-se que o santo bateu na porta de uma família, que mesmo desconfiada, o acolheu para o jantar. O prato do dia era nhoque, mas a família era pobre e tinha uma pequena quantidade. A refeição rendeu apenas 7 unidades de nhoque para cada pessoa presente, mas foi o suficiente para alimentar São Pataleão. Ao terminar a refeição, para a surpresa da humilde família, o santo havia deixado uma grande quantidade de moedas de ouro embaixo de cada prato.
A incrível história rodou o mundo e se popularizou no Brasil graças a presença da cultura italiana no Brasil que veio junto com os imigrantes. Hoje, seja a família italiana ou não, a tradição é muito celebrada ao comer nhoque todo dia 29 e colocar moedas ou notas embaixo dos pratos.
Qual o significado do nhoque?
O nhoque é uma tradicional massa italiana, feito com sêmola ou farinha de trigo comum, batata e em algumas receitas, ovos. O molho tradicional é de tomate e o prato é servido com um pouco de queijo em cima. Na tradição do nhoque da fortuna a massa está relacionada à boa sorte, generosidade, união e prosperidade financeira. Para isso, se costuma preparar o prato de forma tradicional e comer na mesa com a família reunida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário