Coluna do Macário Batista em 28 de março de 2024



Contar história é meu fraco

Olhe, juro que quero ser memorialista, não. Juro, pés juntos, dedos em cruz, tocando os lábios que também tenho nenhuma pretensão de sociólogo, esse povo maravilhoso, culto, inteligente, mas que sabe das coisas e as analisa a posteriori, à luz da história. Só que tem coisa que a gente, que viveu um tempo bom de vida, tempo curtido e de largos ensinamentos, - quem não aprendeu é burro, ou por burrice da interpretação .- e por mais que as coisas mudem, tem que saber ler as nuvens, aquelas que se movem e mudam a cada vez que você olha. Tava aqui lavando a loiça de ontem, depois de passar o pano no chão - a diarista é bahiana e tirou a semana santa de folga pra jejum - como as coisas são dificultosas na política. Cê quer ver uma coisa? Em Fortaleza faz muito tempo que não se elege um prefeito que tenha botado o nome na cumbuca da campanha com um ano de antecedência. É botar e morrer, nem que seja na praia. Vivi isso em diversas eleições e campanhas. E ninguém entendeu até agora.Quem sabe a gente oferecendo algo como exemplo, sirva de exemplo pros apressados. "Fortaleza se faz o nome na campanha, perto da eleição. Nunca se elegeu ninguém que fosse lançado com mais de um ano de antecedência… É só lembrar.. da Maria Luiza pra cá. Paes era o eleito, deu Marilu. Panelada era o eleito, deu Ciro. Aí veio o mais improvável de todos que mandou no coreto 12 anos, Juracy. Inácio era o eleito, deu Loura. Elmano era o eleito, deu RC. Wagner era o eleito, deu Sarto. E la nave vá …
A frase: "...pode haver um outro esforço por consenso". Guilherme Sampaio considerando sobre a candidatura do PT em Fortaleza. Ele mesmo seria pré candidato nessa arrumação ai.
Ataque em plenário (Nota da foto)
Depois de discursar, Renato Roseno desceu da tribuna e passou a falar com a imprensa sobre seu pronunciamento. Um indivíduo sem vínculo com a Casa o agrediu com palavras. Eis o relato do deputado. "Não vão nos calar. As provocações baratas que a extrema direita faz cotidianamente, não vão ferir as nossas convicções. Hoje, quando dava entrevista em plenário sobre as prisões que a PF apontou como os mandantes do covarde assassinato de Marielle, um indivíduo me interrompeu com provocações, atrapalhando inclusive o trabalho da imprensa.A Assembleia Legislativa precisa dar uma resposta para que episódios, como o que sofri hoje, não venham escalonar em situações ainda mais graves. Os mandatos parlamentares representam a soberania popular. Nos atacar dentro do Plenário da Assembleia, não atinge o que acredutamos, mas pedimos À Mesa Diretora que tome providências, em respeito ao parlamento cearense e à democracia".
Augusta vai fazer o que gosta
Augusta Brito assume no dia 2 de abril que vem a Secretaria de Relações Institucionais do Governo Elmano. Fica no cargo até agosto. Nessa interinidade, Janaína Farias assume o Senado. Mudanças no secretariado, ha.
Os restos mortais de Castello Branco
O governo do Ceará está em fase avançada de negociação com a família do marechal Castello Branco para que ela indique para onde devem ser levados os restos mortais do primeiro presidente da ditadura militar (1964-1967) e de sua esposa, Argentina Vianna. Hoje estão no mausoléu no Palácio da Abolição.
Descaramento
(O torcedor não perdoa) - Essa está no X: "Portugal roubando o Brasil agora e entregando o ouro pros espanhóis, né? Quem imaginaria uma coisa dessas? Toneladas de ouro ontem, 2 pênaltis hoje! São séculos sendo garfados por europeus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário