Secretário-geral da ONU: 'o Oriente Médio está à beira do abismo. A segurança global está sendo minada a cada hora'

"Existe um risco real de um conflito de ampla escala", alertou António Guterres
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, afirmou neste domingo (14) que o Oriente Médio "está à beira do abismo". "Existe um risco real de um conflito de ampla escala. Esse é o momento de cautela e desescalar a crise", disse ao abrir a reunião entre representantes do Conselho de Segurança da ONU.
"A segurança global e a paz estão sendo minadas a cada hora. Nem a região nem o mundo podem se permitir outra guerra", afirmou. O relato foi publicado na coluna de Jamil Chade.
De acordo com o secretário, é preciso "evitar qualquer ação que possa levar a uma confrontação militar maior, em múltiplas fontes no Oriente Médio". "Condeno a escalada da tensão. A Carta da ONU proíbe uso da força contra a integridade territorial de outros países. A hora é de dar um passo para trás do abismo", afirmou.
No dia 1º de abril, forças de Israel bombardearam a embaixada do Irã na Síria, matando três comandantes da Guarda Revolucionária iraniana. Neste sábado (13), autoridades iranianas lançaram drones contra o território israelense.
Em 7 de outubro do ano passado, o governo de Israel iniciou o genocídio que matou cerca de 34 mil palestinos na Faixa de Gaza e ampliou os ataques para além deste território.
Autoridades da África do Sul já denunciaram Israel na Corte Internacional de Justiça pelo crime de genocídio. A CIJ apenas recomendou a contenção do massacre, o que não aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário