Coluna do Macário Batista em 16 de julho de 2024



Quando a política não cuida, a economia toma de conta
Temos razoáveis aeródromos no Ceará, ligando serras e sertões entre si e à capital.Temos voosde Crateus, São Benedito, Aracati,Sobral, Juazeiro do Nortem, etc. e tal. Estão inventando voos de Quixadá e um aeroporto em Morada Nova. Muito bem. Tudo isso voado com um Caravan, avião de 9 lugares que inclue a importância econômica de uma região como Iguatu. Parece que está tudo bom. Não está. No Ceará, ligando o Estado ao mundo exterior, só Juazeiro do Norte, com um comercio pulsante te um turismo religioso sempre em alta, e Jeriquaquara, eminentemente turistica têm aviões de grande porte e frequências, mais de uma, diárias com aviões lotados. Fazendo essa contestação, adianto que lideranças empresariais estão arregimentando esforços para que Sobral e Aracati se liguem ao sul, em voos de companhias que reco nheçam que dificilmente renderá um aviãozinho pra Jeri,Parnaiba,São Benedito...o próprio Cariri está trabalhando para se ligar a Aracati, no litoral e a Jeriquaquara,enquanto o mundo político olha a banda passar. Um voo passando ou saindo de SObral, só renderá para o Estado e a regiaão norte, se ligar Recife ou direto a São Paulo ou Rio de Janeiro. Isso está sendo proposto. As classes empresariais trabalham, neste momento, naquilo que o mundo da administração política não faz, nem pelo comércio , indústria ou turismo. Nessa mudança de guarda das prefeituras pode ser que algo ocorra e tenhamos jatos cruzando os céus desses lugares que precisam de desenvolvimento. Quer mais uma? Onde já se viu Icó não ter um aeroporto, uma linha aérea? O avião mais próximo sai de Juazeiro a 25o quilometros ou de Fortaleza a mais de 400 kms. No vizinho Iguatu...já falei.

A frase: “O presidente Lula teve sua vitória, que é muito importante. O presidente Lula tinha feito manifestação pública de que a carne tinha de estar na cesta básica, porque, afinal de contas, o aceso à proteína animal tem de ser garantido a todos os brasileiros”. A picanha do Lula defendido por Haddad.

 
A qualidade do Brasil (Nota da foto)
Publicamos o que Antônio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE encontrou sobre o que pensam os brasileiros no momento nacional e as perspectivas pro fim do ano. Está aí, logo abaixo.

O país melhorou. Melhorou?
A população nordestina inicia o segundo semestre do ano com a percepção de que o país está melhor do que no ano passado. 56% das pessoas que vivem na região acreditam que o país melhorou em 2024. 

A vizinhança
O sentimento de melhoria é um pouco menor no Norte (52%), segunda região mais otimista do país. Sudeste e Centro-Oeste tiveram avaliação mais comedida (42% em ambos). No Sul, 36% compartilham da mesma opinião.

Subindo
Na média, a sensação de que o Brasil melhorou está presente entre 46% da população, o que representa cinco pontos percentuais a mais do que em julho de 2023, quando 41% disseram que o país estava melhor.

Daqui pra frente...
Otimismo para o final do ano: No Nordeste, 63% acreditam na melhoria do país  até o fim de 2024. Na média nacional, 55% da população do país acredita que  o Brasil melhorará até o final do ano, enquanto outros 23% acreditam que continuará da mesma forma. Só um quinto (21%) manifestou pessimismo.

Línguas afiadas
Até agora, embora não haja campanha formal a prefeito de Fortaleza, o que se tem na mídia, paga ou simpatizante, é crítica de uns a outros. Tudo macaco olhando pro rabo da cotia.

A crônica carioca
Os coleguinhas disseram: Botafogo tira Flamengo da liderança do brasileirão. Outro, falou a verdade - "Fortaleza vence no Maracanã e tira Flamengo da liderança do Brasileirão".

Não foi o Botafogo
O Fortaleza venceu o Flamengo por 2 a 1 na noite da quinta-feira, no Maracanã. A partida foi válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro e resultou na perda da liderança para os rubro-negros.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário