Um dia o desemprego, no outro: O Ceará registrou o maior crescimento industrial do Brasil no primeiro trimestre de 2025, com alta de 3,5%, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta quinta-feira (16). O desempenho supera o da média nacional (0,4%) e do Nordeste, que teve queda de 2,6%. Com esse resultado, o Estado ficou à frente de importantes polos industriais como Rio de Janeiro (2,4%), Espírito Santo (1,2%) e São Paulo (1,1%). Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, o crescimento está diretamente ligado às políticas de incentivos fiscais e patrimoniais fortalecidas pelo Governo do Estado. “No início deste ano, conseguimos atrair mais de R$ 9,4 bilhões em investimentos privados, com expectativa de gerar mais de 7 mil empregos diretos nos próximos anos”, afirmou. No acumulado dos últimos 12 meses, o Ceará também se destacou nacionalmente, com crescimento de 5,2% na produção industrial — o quarto maior do país. O índice é mais do que o dobro da média nordestina (2,5%) e supera com folga o desempenho nacional (3,1%). Os segmentos que puxaram a alta foram o têxtil (36,4%), produtos de metal (24%), produtos químicos (21,6%) e metalurgia (18,3%). Para o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Domingos Filho, esses números refletem a eficácia das políticas públicas implementadas. “Temos buscado oferecer todo o apoio necessário à inovação e expansão da indústria cearense, além de atrair novos investidores graças à nossa infraestrutura estratégica, como o Porto do Pecém, e à localização geográfica privilegiada”, destacou. O crescimento industrial acompanha o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) cearense em 2024, que foi de 6,49% — quase o dobro da média nacional (3,4%). Foi o melhor resultado para o Estado desde 2010 e o quarto melhor desde 2003. Entre as medidas adotadas pelo governo estadual, destacam-se a aprovação de 80 pleitos para concessão de incentivos fiscais a indústrias no mês de abril. Apenas no grupo de novas empresas, 19 indústrias foram atraídas ao Estado, com investimentos que somam R$ 6,8 bilhões e previsão de 2.221 novos empregos. Uma das iniciativas mais simbólicas é o Polo Automotivo do Ceará (Pace).
A frase: "O poder não muda as pessoas, só revela quem verdadeiramente são". Quem nasceu pra cangalha,nunca chega a sela.
O bode na sala de Jeri (Nota da foto)
O Ministério Público Federal (MPF) requer que o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) determine, com urgência, a suspensão de obras no Parque Nacional de Jericoacoara (Parnajeri) até a obtenção do licenciamento e dos alvarás municipais de Jijoca de Jericoacoara (CE), sob multa diária de cem mil reais.
Direito em festa
Allan Christian e coordenadores Chef's Pedro Magno e Luanda, assinam o buffet do jantar que recepcionará Ciro Gomes e autoridades, em evento promovido por EXPO Direito, maior encontro de direito da América Latina. Dia 22,quinta feira, no Centro de Eventos.
Daria mais um deputado federal
Os dados do TRE apontam que, após a eleição municipal de 2024, pelo menos, 140 mil eleitores no Ceará não apareceram para votar, nem justificaram a ausência às urnas. Desse total, 133 mil estão inadimplentes.
Ladrões de velhos
Em números totais, 1.051.238 de segurados formalizaram a contestação na plataforma Meu INSS ou pelo canal 135 de atendimento telefônico. Outros 17.963 informaram que o desconto foi autorizado. Até o fim de semana.
Morre dona Laiz
Na madrugada da quinta-feira (15), a mãe do deputado federal José Nobre Guimarães (PT) e do ex-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno (PT), Maria Laiz Nobre Guimarães morreu aos 99 anos de idade. Por causas naturais.
Já foi recurso
O pedido, ajuizado em 12 de maio, foi feito por meio de recurso que contesta decisão da 18ª Vara da Justiça Federal no Ceará, emitida em ação movida pelo município cearense.
Que concessão?
De acordo com a ação, as obras estão sendo realizadas pela Urbia Cataratas Jericoacoara - empresa que detém a concessão do parque para exploração turística - sem licenças municipais ou estudos de impacto ambiental adequados.
Além disso
A empresa passou a cobrar ingressos de moradores e visitantes para acesso à Vila de Jericoacoara, que também está localizada em Jijoca.O município, então, acionou a empresa, a União e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque, requerendo a suspensão das obras e das tarifas.
Conflito de posses
A Justiça atendeu parcialmente ao pedido e proibiu a cobrança de ingressos para quem estivesse apenas indo para a vila. No entanto, negou a suspensão das obras, entendendo que, por se tratarem de intervenções dentro de uma unidade de conservação federal, não seria necessário o licenciamento municipal, bastando a autorização do ICMBio.
O Federal entrou
Essa parte da decisão motivou o MPF a ajuizar o recurso. Segundo o procurador da República Oscar Costa Filho, a dispensa das licenças ignora a legislação ambiental e representa risco de danos ao meio ambiente local.
O fim já vai longe
“A Urbia Cataratas Jericoacoara iniciou uma grande obra com construção de estrada ligando a localidade do Preá, pertencente ao Município de Cruz até a Vila de Jericoacoara, adentrando no território do Município de Jijoca de Jericoacoara.
Na marra
A obra está sendo realizada sem a devida cautela e o licenciamento necessário, ou seja, sem alvará de construção previsto no Plano Diretor Municipal de Jijoca de Jericoacoara, sob risco de danos irreparáveis tanto ambiental, como de uso e ocupação do solo”, apontou o procurador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário