Conteúdo partilhado com: PúblicoO jornal O Estado lançou ontem, (23/05), uma nova campanha em defesa da adoção de crianças e adolescentes, reafirmando um compromisso que abraça desde 2002. Com uma trajetória consolidada como veículo de comunicação que promove a conscientização sobre o tema, o jornal tem atuado com firmeza na missão de desmistificar o processo de adoção e incentivar que mais pessoas se sintam encorajadas a dar esse importante passo. A nova campanha visa ampliar ainda mais a visibilidade da causa, por meio de ações informativas, relatos inspiradores e articulações com instituições do sistema de justiça. É também para chamar atenção da sociedade que toda criança merece viver em convívio familiar.
Assinada pela Agência Bolero, o mote da campanha deste ano é a “Entrega Legal”, um instituto jurídico previsto na legislação brasileira que permite à genitora entregar voluntariamente o filho à adoção, sem que isso configure crime ou penalização judicial. O objetivo é evitar situações de abandono, especialmente após o nascimento, além de garantir mais dignidade e proteção à criança e à mulher que toma essa decisão difícil, mas consciente. Ao abordar esse tema com seriedade e empatia, o jornal O Estado busca promover um debate mais humanizado e informativo sobre a entrega legal, ajudando a romper tabus e mostrar que ela pode ser um ato de responsabilidade e amor.
Desde o início da sua atuação nessa frente, O Estado compreende que o acesso à informação é um dos caminhos mais eficazes para transformar paradigmas. Em especial, a ideia equivocada de que o processo de adoção é sempre longo, inacessível ou burocrático demais. Ao dar voz a famílias adotivas e especialistas, o jornal contribui de forma decisiva para despertar o interesse e a coragem de quem deseja oferecer amor, acolhimento e um novo lar a crianças e adolescentes.
“Acreditamos que a informação pode transformar realidades. É por isso que, há quase 25 anos, fazemos questão de usar nosso alcance para mostrar que a adoção é um gesto de amor possível e urgente. Nossa missão, como imprensa, é também social”, afirma a diretora financeira do jornal, Soraya Palhano, que está à frente da nova campanha.
Como parte dessa mobilização, no dia 25 de junho será lançado um caderno especial sobre adoção, que trará uma série de reportagens contando histórias reais de adoções bem-sucedidas, além de dados estatísticos sobre o cenário da adoção em Fortaleza, no Ceará e no Brasil. O especial também mergulha no contexto jurídico, ouvindo representantes do Ministério Público, do Judiciário e do Legislativo cearense, para explicar o funcionamento da legislação e as etapas do processo de adoção. Com essa iniciativa, O Estado, que tem como parceiros a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Ministério Público do Ceará e o Quintal da Ana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário