Vagas contemplam, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte, médio porte e grande porte - Foto: Jerônimo Gonzales / MS
O Governo Federal lançou um novo edital do Mais Médicos para ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). São 3.174 vagas disponíveis para inscrição a partir desta segunda-feira, 5 de maio, nas 27 unidades federativas. Desse total, 3.066 vagas serão distribuídas em 1.620 municípios e 108 são destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
No Ceará, estão previstas 181 vagas em 92 municípios (lista completa ao fim do texto), além de outras duas no Distrito Sanitário Especial Indígena Ceará, em Caucaia. Desse total, 132 vagas estão em 71 áreas de vulnerabilidade alta ou muito alta. A cidade com maior número de oportunidades previstas é Fortaleza, com 12. A intenção é fortalecer a assistência nas regiões remotas e de maior vulnerabilidade social. Os médicos interessados podem se inscrever até o dia 8 de maio.
DISTRIBUIÇÃO — A oferta das vagas considera o cenário atual de distribuição de profissionais no país, segundo a Demografia Médica 2025. Lançado na última quarta-feira (30/4), o estudo aponta a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões. A prioridade do Mais Médicos é atender as de maior vulnerabilidade social e com menor número de profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário