Contato

Coluna do Macário Batista para 08 de maio de 2025

As Mães Diná vaticanistas
Impressiona como este mundão de meu Deus cria e recria fatos e fakes. Joga e põe no jogo assuntos sagrados para uma religião, a católica, e nela se assenta a Igreja. As bolsas de apostas de Londres colocaram a távola redonda a escolha do Papa, o seguidor ,ou não, da obra de Francisco. As redações de jornais do mundo inteiro, inclusive este, anunciam nomes de cardeais cotados para Papa, como quem cota cavalos de corrida antes dos páreos. As chances de cada um, as razões de cada um, as regiões de cada um  e seus, deles, predicados, culpas e pecados. Para esses vaticanistas, os cardeais são pecadores como nós, simples mortais. E conhecem as obras, as opiniões, as tendências de quem for eleito entre 133 candidatos a Papa. É verdadeiramente surreal como a patuleia pensa e repensa até na escolha do Papa. A IA é capaz de aparecer, se já não apareceu, com um perfil do novo Papa, com peso, altura, sorriso, cultura, erudição, línguas, manias, comidas e orações prediletas. Faz 13 anos, estava em Roma, chegando de última hora e esse frenei não havia no   mundo. Expectativa sim, mas nomes, não. Ninguém imaginava um Papa sul-americano. Ninguém imaginava um Papa argentino, aquele "...do fim do mundo". Havia um contexto expresso entre os candidatos, de uma igreja que precisava ser renovada, mas nomes, não. E quando apareceu Francisco, na voz do Carmelengo, a praça de São Pedro soltou um huuuuuuuu, de surpresa. Aplausos vieram depois quando Francisco se anunciou no balcão do Vaticano tendo ao lado o brasileiro Claudio Humes. Hoje, de 8 brasileiros eleitores e candidatos, pelo menos um, anunciam, com chances. E tem filipino e até americano, numa luta política sem precedentes, nas almas que jamais frequentarão, como votantes na Capela Sistina, um dos interiores mais bonitos que já vi na vida. Observação - Escrevo cedo deste dia 7 e posso até ser surpreendido com um novo Papa nas primeiras votações do dia. Por isso o tom que encontro em Roma, Paris, Londres, NY e Sobral. Mas não aposto. Não boto meu humilde ganho na roleta.

A frase: "Eu não queria ser papa." Foi assim que o papa Francisco respondeu em junho de 2013, logo após sua eleição no conclave, durante uma audiência com alunos de escolas jesuítas em Roma.
 
Foto - Acervo Conselho Comunitário de Jeri 
Juiz federal acaba com farra de taxas em Jeri (Nota da foto)
De acordo com o documento, não se pode mais cobrar qualquer taxa de entrada para as pessoas que estão de passagem ou se dirigem à Vila de Jericoacoara, considerada a área turística e de maior atração de visitantes. Embora não faça parte do Parque Nacional de Jericoacoara, a área da Vila é toda circundada pelo Parque.

Um trem pra Maranguape
Lucilvio Girão, deputado estadual, nascido em Chico City foi ao meio fio. Cantou deputados, senadores, federais  e o Governador, pedindo pro Metrofor chegar à terra dele e explicou: Estamos a 6 km da estação de Vila das Flores. E já tivemos o trem, lembra Girão. Publicado em 30.11.2023.

Outro Girão
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) informou que está coletando assinaturas para a instalação de uma CPI destinada a investigar possíveis desvios de ministros do STJ. Quer apurar denúncias de comercialização de decisões judiciais, que envolveria advogados, lobistas e empresários.

“Indignidade inexplicável...”
Carlos Lupi deixa o Ministério da Previdência Social e Wolney Queiroz .(PDT-PE) é nomeado  no seu  lugar. Azedou de vez  com  Ciro Gomes: manter-se coerente à sua crítica ao governo Lula mesmo diante da queda de um dos aliados mais leais de sua trajetória.

“... Estou muito envergonhado!”
Em rara manifestação pública, cita um observador da cena, Ciro rompeu o silêncio sobre a crise na Previdência e reagiu com indignação à nomeação de Wolney, ex-líder do PDT na Câmara e figura próxima ao Planalto. Ciro não gostou nadinha do que aconteceu.

Lambendo a rapadura
Em política não existe vingança, mas ninguém esquece uma pedrada. Tem até quem bote a mão que apedrejou num relicário. Só que, existe na vida um tal de cá-te-espero que toma vulto no ambiente político. Nenhum personagem espere esquecimento de um golpe na mesa.

Luz de pouco consumo
O Governo Lula diz que quer zerar a conta de luz de quem consome até 80 kwh por mês. Não pagaria nada quem entrasse na planilha de família de baixa renda. A proposta está sendo esmiuçada no Planalto e, se chegar como Medida Provisória entra em vigor na assinatura do Chefe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário