Elmano, Aldigueri e deputados vão ao Orós celebrar sangria histórica do açude
O governador Elmano de Freitas (PT), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Romeu Aldigueri (PSB), além de outros deputados, vão fazer uma visita ao Açude Orós no próximo domingo (4). O convite partiu do deputado estadual Simão Pedro (PSD), liderança política do município que dá nome ao reservatório. A ideia é celebrar a sangria histórica do Açude, localizado na Região Sul do estado.
Segundo maior reservatório do Ceará, o Orós chegou ao seu volume máximo no último sábado (26). O índice de 100% da capacidade da barragem foi confirmado pelo Portal Hidrológico do Ceará no domingo (27), exatamente 14 anos após a última sangria.
A novidade virou motivo de festa para a população local e visitantes, que celebraram às margens do reservatório, depois de semanas de expectativa. A Prefeitura de Orós promoveu feiras gastronômica e de artesanato, além de atrações musicais, no local. "Será uma honra receber em Orós o governador Elmano de Freitas, o presidente da Alece Romeu Aldigueri e vários deputados! Depois de 14 anos, ver o açude Orós sangrar novamente é motivo de alegria para todo o nosso povo", disse o deputado, ao divulgar a visita das autoridades.
Com capacidade para armazenar 1,9 bilhão de m³ de água, o Açude Orós já ocupou o posto de maior reservatório do estado até 2002, quando foi construído o Castanhão. O reservatório ainda é agente importante para a chegada de água no Castanhão, que realiza a distribuição hídrica para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ele também é utilizado para a irrigação do Médio e Baixo Jaguaribe e para a piscicultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário