Contato

Opinião

 


Se, por um lado, Donald Trump deu uma dor de cabeça a Lula com sua declaração de apoio a Jair Bolsonaro, por outra, também enviou um presente. O petista pode, agora, bater bumbo de que os gringos querem, indevidamente, meter uma mão peluda na cumbuca da nossa democracia ao atacar instituições brasileiras.
Como já havia adiantado aqui, uma ação de Trump em favor de Bolsonaro, réu por tentar um golpe de Estado, pode provocar o efeito oposto ao desejado. Ou seja, gerar uma identidade reativa e criar um caldo de insatisfação junto aos patriotas de verdade, que não gostam de outro país dizendo o que o Brasil deve ou não deve fazer.
Um exemplo disso aconteceu no Canadá, quando Trump começou a defender que ele se tornasse o 51º estado norte-americano. Os conservadores, que estavam liderando as pesquisas desabaram e o povo manteve os liberais no poder. Na América Latina, Trump conseguiu melhorar a popularidade da presidente Claudia Sheinbaum ao criticar o México. Sim, ele está se consolidando como um excelente anticabo eleitoral em democracias.
A família Bolsonaro confia que Trump vai pressionar o STF e o Estado brasileiro para evitar uma punição ao ex-presidente. Inclusive, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tirou uma licença do mandato para ficar nos Estados Unidos conspirando contra a democracia brasileira ao pedir um help às autoridades de lá para emparedar as daqui.
O líder dos Estados Unidos divulgou críticas ao Brasil no momento em que os dois países discutem um acordo para evitar tarifas. Mas também no qual Trump nos pressiona contra a regulação das big techs e suas plataformas digitais. Jair, mais do que amado por Donald, está sendo usado por ele.
Mas ao se intrometer em questões brasileiras, Trump acaba fortalecendo a imagem de Lula como um presidente que não aceita pressões estrangeiras. E isso pode ser explorado na eleição do ano que vem — principalmente se o seu maior adversário tiver orgulhosamente usado um boné MAGA (Make America Great Again), como o governador de São Paulo, o bolsonarista Tarcísio de Freitas
@leosakamoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário