A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) vai conceder nesta segunda-feira (11), pela primeira vez, a "Medalha Paulo Bonavides" a quatro personalidades da área do Direito reconhecidas pela sua atuação na defesa da Justiça, do Estado Democrático de Direito e do fortalecimento das instituições brasileiras. A honraria foi criada na gestão do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB) e será concedida durante sessão solene, às 18 horas, no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, no Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes, Anexo II da Alece, em Fortaleza.
As personalidades que serão homenageadas são: a ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar (STM); o advogado, professor e procurador do Município de Fortaleza, Martônio Mont'Alverne Barreto Lima; o procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco, e o ministro Teodoro Silva Santos, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A primeira edição da honraria ocorre no ano do centenário de nascimento de Paulo Bonavides, jurista, jornalista e cientista político cearense que influenciou o pensamento constitucional do país e dá nome à premiação.
De acordo com Aldigueri, a entrega da medalha ocorrerá anualmente, sempre em 11 de agosto, em alusão ao Dia da Advocacia, e deverá reconhecer, a cada edição, quatro nomes do meio jurídico cearense ou nacional que tenham prestado contribuições relevantes ao Direito no Brasil. “A Medalha Paulo Bonavides é um gesto simbólico, mas de grande valor, para celebrar e reconhecer aqueles que se dedicam à Justiça e à defesa do Estado Democrático de Direito”, explicou o presidente da Alece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário