Contato

Coluna do Macário Batista para 26 de agosto de 2025


Banco do Brasil tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas

O Banco do Brasil (BB) anunciou que ingressará com ações judiciais após a circulação de publicações bolsonaristas com informações falsas nas redes sociais. A notícia foi divulgada pela Agência Brasil, que destacou que os ataques tentam associar o banco a supostas sanções estrangeiras e a bloqueio de ativos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), incitando correntistas a retirar seus recursos da instituição.
Em nota, o Banco do Brasil classificou as mensagens como “publicações inverídicas e maliciosas que disseminam informação em redes sociais, com o objetivo de gerar pânico e induzir a população a decisões que podem prejudicar a sua saúde financeira”. A instituição foi enfática: “Declarações enganosas ou inverídicas que tenham como objetivo prejudicar a imagem do Banco do Brasil não serão toleradas. O banco tomará todas as medidas legais cabíveis para proteger sua reputação, seus clientes e seus funcionários”, afirmou o comunicado. O BB lembrou que a Lei nº 7.492/1986, que trata dos crimes contra o sistema financeiro nacional, prevê pena de dois a seis anos de prisão, além de multa, para quem divulgar informações falsas ou incompletas sobre instituições financeiras. Segundo a Agência Brasil, a instituição também enviou um ofício à Advocacia-Geral da União (AGU) solicitando a adoção das medidas jurídicas cabíveis.A instituição também ressaltou que conta com assessoramento jurídico especializado para garantir alinhamento com as melhores práticas de governança, integridade e segurança financeira. Além disso, destacou o compromisso em oferecer soluções responsáveis, seguras e sustentáveis para todos os seus públicos. O episódio evidencia mais uma onda de fake news propagadas por grupos bolsonaristas, estratégia já conhecida e que tem como objetivo gerar instabilidade política e econômica. Ao acionar medidas judiciais, o Banco do Brasil busca não apenas preservar sua reputação, mas também conter a manipulação da opinião pública por meio de desinformação que ameaça a confiança no sistema financeiro nacional.

A frase: "O jogo é jogado; o lambari é pescado". Cabeça de gente que acredita que a terra é redonda.

 

Trump vai reeleger Lula, diz Soros (Nota da foto)
As sanções, tarifas e ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil estão se voltando contra ele próprio e, paradoxalmente, fortalecendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação é de Alex Soros, presidente do conselho de administração da Open Society Foundations, em entrevista concedida à Folha de S.Paulo durante visita ao Brasil. "Trump está tornando Lula mais popular", disse Soros, destacando que a estratégia de Washington de pressionar o governo brasileiro não encontra espaço de negociação. "Não é possível contemporizar com Trump. Lula teria de deixar de ser o Lula para que isso acontecesse, e o Brasil teria de ceder em sua soberania."

Tradição ameaçada
O Ministério Público do Ceará, na 1ª Promotoria de Justiça de Marco, ingressou com ação civil pública para que a prefeitura de Marco cancele a realização do evento “Chitão de Marco”, programado para ocorrer nos dias 29 e 30 de agosto.

Atrapalha concurso
O MP constatou rearranjo no orçamento do município para custear o evento, em detrimentos de áreas como saúde e educação. O promotor de Justiça Willian Rodrigues destacou ainda que a realização da festa pode comprometer o equilíbrio financeiro do município para realizar o concurso público programado para este ano.

A recusa do Município
A ação foi expedida após a prefeitura se recusar a cumprir recomendação que notificou Marco a suspender o evento em razão da incapacidade financeira do município de arcar com os custos dos contratos das atrações. A cidade está refutando atéa informação que vem do MP.

Pra quem gosta de aplauso, e dinheiro
A primeira edição do Prêmio Fecomércio Ceará de Jornalismo está com inscrições abertas em todo o Estado e vai distribuir R$ 100 mil em premiações para reportagens jornalísticas selecionadas.  Com o tema “Uma história de tanta gente: o impacto social das ações do Sistema Fecomércio na vida dos cearenses”, o prêmio reconhece produções que destaquem o impacto das iniciativas do Sistema Fecomércio — por meio do Sesc e do Senac — na vida da população cearense.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário