Contato

Coluna do Macário Batista para 8 de agosto de 2025

Já que não faz nada, Prefeitura de Fortaleza quer demolir Ponte Metálica
O futuro da Ponte Metálica, localizada no Poço da Draga, na Praia de Iracema, em Fortaleza, está no centro de um intenso debate entre órgãos públicos, especialistas em patrimônio e a sociedade civil. A demolição da estrutura está na agenda da Prefeitura de Fortaleza. A derrubada controlada da ponte, como descreve documento da Prefeitura encaminhado ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), é um caminho curto que pode ser encontrado para serem evitados possíveis acidentes sob e sobre a estrutura. Os riscos são reais, contudo destruir a estrutura que é símbolo da história da Capital com o argumento de barrar acidentes não é a melhor solução. O repórter Sátiro Sales relata, no Jornal Alerta, o debate que começa a ser travado sobre o futuro da Ponte Metálica.A preservação, com ampla reforma, poderia ser a melhor saída para a história continuar sendo contada, com imagens reais e não apenas nas fotos. Um parecer da Defesa Civil, citado pelo Iphan, aponta que a estrutura da ponte está em colapso progressivo, representando risco direto à vida em caso de acesso indevido. Com base nessa avaliação, a demolição surgiu como uma das alternativas possíveis. No entanto, o documento do órgão não impõe a demolição como única solução. Entre as possibilidades sugeridas está a “consolidação do espaço como ruína histórica”, preservando os elementos remanescentes da ponte como forma de manter viva a memória do local. A proposta divide opiniões: enquanto setores defendem a remoção total por motivos de segurança, outros veem na estrutura um valor histórico e afetivo inestimável para a cidade.
A frase: "De 46 deputados estaduais do Ceará, 31 votaram com o Manifesto proposto pelo Presidente Romeu Aldigueri, contra o tarifaço americano ao Brasil. Foi apurado que a oposição saiu do plenário para não votar."Quando a gente descobre que omissão faz parte do crime.
O cacete armado no Eusébio (nota da foto)
Polícia Federal mira eleição de vereador e deflagra Operação “Falso Domicílio” em Eusébio para apurar corrupção e transferências irregulares de eleitores. O resultado das eleições de 2024 entrou na mira da Polícia Federal que, na terça-feira (6/8), deflagrou a Operação “Falso Domicílio” para cumprir quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral da 88ª Zona Eleitoral de Eusébio. A ação aprofunda as investigações relacionadas a possíveis transferências ilícitas de eleitores e práticas de corrupção eleitoral ocorridas nos anos de 2023 e 2024. A operação tem como alvo a Câmara de Vereadores. De acordo com a PF, as diligências foram realizadas em residências localizadas na cidade de Fortaleza, bem como em um gabinete da Câmara Municipal de Eusébio. A operação contou com a atuação de 20 policiais federais.(*) Informações da Polícia Federal
PL mede força com direito
Qual a força do PL em meio às tarifas e à prisão de Bolsonaro. Maior partido do poder Legislativo federal brasileiro tenta impor anistia e pauta anti-Supremo, mas sofre resistência da cúpula das Casas.
Não se brinca com doido
O presidente Lula afirmou, durante evento no Palácio Itamaraty que vai convidar o presidente Donald Trump, para a COP30, a Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas, prevista para Belém, no Pará, em novembro.
Turma da orla
O secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, reuniu-se com representantes do Conselho da Beira Mar para discutir ações voltadas à alta estação.. Vão ouvir trabalhadores e construir soluções para qualificação dos serviços turísticos e valorização profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário