Contato

Coluna do Macário Batista em 22 de setembro de 2025


Militão quer ser solto após 24 anos na prisão pela morte de 6 portugueses

Luís Miguel Militão, que ficou conhecido como o 'Monstro de Fortaleza', por ter enterrado vivos seis empresários portugueses, no Brasil, diz que está preso ilegalmente e exige sair da cadeia, onde está há 24 anos./ Militão quer ser solto após 24 anos na prisão pela morte de 6 portugueses. Luís Miguel Militão, o emigrante português condenado a 150 anos de prisão, no Brasil, pela morte de seis empresários portugueses, na cidade de Fortaleza, em agosto de 2001, queixa-se de que está preso ilegalmente e exige ser libertado da cadeia já. /De acordo com o Correio da Manhã (CM), que avança com a informação, ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) chegaram já sete pedidos ‘habeas corpus’, para libertação imediata do criminoso. Todos os pedidos foram apresentados do final do ano passado até agora, com o argumento que, "com o que trabalhou e estudou em reclusão, foram ultrapassados os 30 anos que a lei brasileira estabelece como limite máximo para alguém estar atrás das grades". No entanto, de acordo com o juiz que, em abril, rebateu as alegações da Defesa do 'Monstro de Fortaleza', tal peculiaridade "não se presta, por si só, para atestar o atingimento do limite máximo de cumprimento da sanção penal". Além disso, segundo o magistrado, o tempo a abater "deve incidir sobre o total da pena", ou seja, sobre os 150 anos a que o homicida foi sentenciado./ A data prevista para que Militão possa sair da cadeia é assim, segundo o matutino, 6 de dezembro de 2031 e não já (nem daqui a 120 anos). Conta ainda o CM que a maioria dos processos de 'habeas corpus' foram movidos pela mulher do criminoso, Maria Leandro. Só um não foi ainda arquivado, tendo sido remetido para o Superior Tribunal de Justiça. Realça a publicação que se o português, natural do Barreiro e atualmente com 55 anos, fosse libertado agora não teria cumprido nem um quinto da pena.

A frase: "Há 24 anos, no dia 12 de agosto de 2001, seis empresários portugueses, com idades compreendidas entre os 42 e os 57 anos, eram enterrados vivos, em Fortaleza, no Brasil, depois de terem sido atraídos para a cidade por Luís Miguel Militão". Memória do crime.

 
Foto - Reprodução Kid Junior (DN)
Para que nunca esqueçamos (Nota da foto)
O crime foi planeado pelo emigrante português, que pretendia ficar-lhes com o dinheiro, e executado por cidadãos brasileiros. A violência com que os assassinatos foram cometidos chocou o mundo inteiro. Os portugueses foram agredidos à paulada e enterrados vivos na cozinha de um restaurante da Praia do Futuro. Militão, que ficou conhecido como o 'Monstro de Fortaleza', acabou detido vários dias depois, a 23 de agosto, depois das autoridades terem percebido que este tinha tirado milhares de euros das contas dos empresários.

Limpando a sujeira
A aprovação da chamada PEC da Blindagem pela Câmara dos Deputados gerou forte reação de partidos da oposição, que decidiram recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). Na quinta-feira (18), líderes do PT, PSB e PSOL protocolaram ação no Supremo contra o avanço da proposta, considerada por eles uma ameaça ao equilíbrio democrático e à responsabilização de parlamentares perante a Justiça.

O que foi que ele fez
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 18, trouxe sinais importantes para a corrida eleitoral de 2026. O dado que mais chama atenção para rejeição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o índice atingiu 52% em setembro, um ponto a mais do que no mês anterior. 

O que foi ele não fez
O número preocupa aliados, mas o governo aposta em medidas de impacto econômico e social – como a isenção do Imposto de Renda, o programa Pé-de-Meia e o Gás do Povo – para tentar reverter esse quadro nos próximos meses.

Na mesma pesquisa...
O presidente Lula  aparece na dianteira das intenções de voto para as eleições de 2026, conforme pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 18. O levantamento testou oito cenários de primeiro turno, e em todos o petista lidera. Além disso, em simulações de segundo turno, Lula venceria todos os adversários testados.

Descasos da Enel com as bênçãos do Governo
As comunidades do Município de Aratuba, na Região do Maciço do Baturité, voltaram a sofrer prejuízos com o descaso da Enel. A rede elétrica, marcada por constantes falhas, apresenta oscilações frequentes, além de quedas de energia que já se tornaram parte da rotina dos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário