Contato

Coluna do Macário Batista para 04 de setembro de 2025

 


O "bolsa" é a porta de saída 
"Essa semana o Brasil viu chegar ao mundo, um dado importante; mais de demais de um milhão de pessoas do bolsa família porque melhoraram de renda. Ao contrário do que alguns dizem, o mais pobre não está encostado na política social. Ele quer trabalhar e melhorar de vida. Ele foi trabalhar, melhorou de vida e saiu do bolsa. Isso é importante como política distributiva como uma política estrutural. Esse discurso, que é um discurso meio falacioso; "ha, é a porta de saída o bolsa Família é a porta de saída! A pessoa tem que viver, inclusive para poder trabalhar." Isso ai foi o resumo de uma rápida audiência com o deputado Renato Roseno que na folga do mandato, eis que de licença para o Suricato exercer um pedaço de vida parlamentar tem dedicado seu tempo a ouvir mais, ler mais, entender mais.

A frase: "Estamos de a pé. Tem mais avião nenhum para o interior do Estado do Ceará". Lamento de empresário que agora encara estradas pela aí.

7 de setembro exalta Brasil Soberano, COP30, Novo PAC e futuro(Nota da foto)
Com o tema central “Brasil Soberano”, o Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro de 2025 será realizado no próximo domingo, 7 de setembro, com acesso à população a partir das 6h30. Com duração prevista de duas horas, o desfile será amparado por três eixos temáticos – Brasil dos Brasileiros, COP30 e Novo PAC, e Brasil do Futuro, além da programação tradicional das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas). O evento, que começa a partir das 9h na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, contará com Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros e autoridades.

Ronda nos sertões
​​Quem esteve recentemente com o senador Cid Gomes em Tauá relata ter encontrado um homem público mais centrado e sereno. Embora sobralense, Cid adota um "estilo mineirinho", conversando com muitas pessoas de forma estratégica e afável. 

Indefinição(?)
Há quem diga que, com ele no jogo, tudo pode acontecer - inclusive, como diz a canção, nada. Resta-nos aguardar os próximos movimentos. Ele foi ao encontro de Domingos Filho, seu ex-vice, e da  Patrícia Aguiar, prefeita pela quinta vez.

Romeu no Iguatu
​O presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri, esteve em Iguatu no último domingo. Ao lado do deputado Agenor Neto, foi oficialmente lançado como pré-candidato a deputado federal pelo grupo político local.

Observadores...
 Durante sua participação em um podcast, Romeu respondeu a todas as perguntas de forma habilidosa e conciliadora. Contudo, bastou o tema do Centro de Convenções vir à tona para o  deputado Marcos Sobreira gravar  vídeo desancando o oponente, Agenor Neto. 

No limbo ou, no muro
O prefeito, Roberto Filho, vai de Danilo Forte. Marcos Sobreira não anunciou com quem fará sua parceria em 2026. O frenesi político em Iguatu, ao que parece, é constante. Pior: sobra pra região onde Icó está a salvo.

Respeito é bom, ou tem troco
Sobre o julgamento de Bolsonaro sob a ótica de quem sabe observar a cena:  “...a ofensiva crescente de Trump reduz a chance de qualquer ponderação nas penas ou mesmo de um eventual indulto”.

A teimosia
A gente que trabalha com notícia, desde muito cedo, com quase 70 anos de batente fica, ainda hoje com a impressão de que nunca sabe nada, o que quase sempre acontece, no todo ou por pedaços. Nas ruas  e até nos gabinetes a teimosia popular diz que o Cid Gomes é candidato a Senador e que Romeu Aldigueri é candidato à reeleição pra continuar presidente da Alece. O cáustico Padre Sadoc, lá em Sobral conta: "Os povo dizem!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário