Lia vê Ciro "competitivo" para governo e sugere Cid candidato a senador ou deputado
A secretária de Mulheres do Ceará e deputada estadual licenciada Lia Gomes (PSB) evitou nessa quarta-feira (3) se posicionar a respeito de uma possível candidatura do irmão, Ciro Gomes (PDT), ao Governo do Estado nas eleições de 2026. Reforçando que está, politicamente, ao lado do senador Cid Gomes (PSB), Lia disse que prefere "não pensar nisso agora" para "não sofrer por antecipação".
No comando de uma secretaria no governo de Elmano de Freitas (PT), Lia, assim como Cid, é aliada do projeto liderado pelo PT no Ceará. Já Ciro rompeu com o grupo e agora é cotado para liderar a oposição com uma candidatura para governador nas próximas eleições.
Lia disse torcer pela aproximação entre os irmãos Ferreira Gomes, mas reforçou que Cid já deixou claro que apoia Ciro em uma candidatura nacional, enquanto que, no Ceará, mantém a atual posição e segue aliado do PT.
"Eu espero que eles se aproximem, é minha torcida, mas o Cid já deixou muito claro quais os posicionamentos dele, ele apoia o Ciro nacionalmente no caso de ele ser candidato a vice ou cabeça de chapa ou qualquer cargo nacional eles estarão juntos", disse a secretária nessa quarta, em entrevista durante visita à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Por outro lado, Lia admitiu que o nome de Ciro é competitivo, alterando o cenário anterior em que a reeleição do governador Elmano de Freitas estaria mais garantida. "Quatro meses atrás ninguém ouvia falar no Ciro, a gente tinha na conta que a reeleição do Elmano era uma coisa certa, não estou dizendo que não seja, mas não tinha esse fato, não tinha um adversário que fosse mais competitivo. Isso mudou", disse ela, reforçando a imprevisibilidade na política, comparando com o cenário nacional.
"Outro dia o Lula estava de um jeito que era dado que ninguém tirava (a vitória na eleição) da direita e aí veio essa loucura do (Donald) Trump e o Lula voltou a se recuperar. Vamos ver o que vai acontecer e sofrer na hora certa", brincou.
Sobre Cid, Lia contou que, em conversas recentes com o irmão, ele tem reforçado a ideia de que não será candidato a nenhum cargo nas eleições de 2026. Cid anunciou que não vai tentar a reeleição para senador e apoia que o deputado federal Júnior Mano (PSB) dispute uma das vagas no Senado pela chapa do governo. Apesar disso, aliados defendem que Cid seja candidato, seja a senador ou a deputado federal.
Lia relatou que tem ouvido de apoiadores o pedido para que Cid dispute a eleição. "Como viajo pelo Ceará, vou escutando pessoas de diversas regiões e escuto muito as pessoas dizendo isso, relato essas coisas para ele. O Cid tem isso de tomar as decisões dele de forma muito solitária. Ele escuta, não fala muito o que acha e toma as decisões de forma solitária".
A secretária defendeu a ideia de que o irmão pode ser um bom puxador de votos. "Acho que ele seria sim um puxador de voto para a chapa, seja para (deputado) federal seja como senador, ele seria o candidato mais competitivo do nosso lado, mas o Cid tem essa coisa de desapego ao poder".
Nenhum comentário:
Postar um comentário