Produtores de um dos melhores frutos de café do Brasil, plantações na serra do Baturité, no Ceará observam o mercado internacional. Os preços do café deverão manter-se elevados nos mercados internacionais, o que vai continuar a refletir-se no valor cobrado aos consumidores. No entanto, procura não deverá abrandar. Preços sobem, mas consumo não desce.Têm sido meses de elevada volatilidade no mercado das matérias-primas, muito marcados pela incerteza e pelo impacto das alterações climáticas nas colheitas dos principais produtores de café. Haja cheias ou haja secas, os cafeeiros levam as mãos à cabeça e fazem contas aos stocks que ainda têm, enquanto a procura em redor do globo vai aumentando. No último ano, o preço do café já mais do que duplicou, e apesar de nos últimos dias registado algum alívio, a verdade é que em 2025 já registou um aumento de 18% - estava a cotar nos 374,25 euros a tonelada à hora em que este texto foi escrito. A pesar têm estado os eventos extremos – no ano passado, no Brasil, depois de um período de seca veio um gelo inesperado que penalizou as colheitas, em agosto e no Vietname as inundações chegaram depois de secas severas, em outubro. Estes são dois dos principais produtores de café do mundo e, no caso de Portugal, são exatamente os países de onde mais café nos chega. Em dezembro de 2024, as exportações de café do Vietname caíram 40%, segundo dados da Organização Internacional do Café, libertados em janeiro.“A oferta tem descido e a procura tem subido em todo o mundo e, portanto os preços sobem”, diz em jeito de resumo Claudia Pimentel, secretária-geral da Associação Industrial e Comercial do Café. “É matemática simples”, nota com um sorriso. E num produto como o café, uma matéria-prima agrícola, a oferta e a procura são sempre uma fatia muito significativa da equação dos preços. A juntar-se a esta quebra nas produções, continua a registar-se um aumento global da procura por café. Nos últimos 10 anos, o consumo na China disparou 150%, por exemplo'.
A frase: “Devido a esta tendência, o governo brasileiro prevê que a produção de café do Brasil na época de colheita de 2025/2026 possa cair para os 51,81 milhões de sacas, depois de, no ano de 2024, a produção se ter fixado nos 54,2 milhões de sacas, abaixo das previsões anteriores. ”. O expresso vai continuar nas alturas.
Isso interessa ao Ceará (Nota da foto)
A 2.ª edição da Atlantic Convergence, conferência global dedicada ao futuro da infraestrutura digital que liga os continentes banhados pelo Atlântico, realiza-se em Lisboa entre 28 e 30 de outubro de 2025. O evento é organizado pela DE-CIX, a principal operadora mundial de Pontos de Troca de Tráfego de Internet (Internet Exchanges). À frente da DE-CIX desde 2022 está Ivo Ivanov(foto), um dos especialistas mais influentes da indústria das telecomunicações e com mais de 20 anos de experiência no setor.
Zelo estendido
Leitor comunica de Sobral que o município vive uma carnificina, tantas são as mortes e agressões de toda monta. Como perguntar não ofende; Quando os grandes movimentos da segurança do Estado vão fazer carreira nos bairros e distritos de Sobral?
Só lembrando
Na campanha eleitoral do ano passado, bandidos atiraram rojões contra uma passeata. O ex-Prefeito Veveu Arruda foi pedir para não fazerem aquilo. Veveu foi surrado, chutado, esmurrado. Quando estava registrando BO na delegacia a PM chegou com um preso. Dez minutos depois o preso tinha alguém com 4 mil reais na mão pagando fiança. Eu vi.
Castigo
Empresários gananciosos pegaram motel de 40 quartos, deram uma penteada e ofereceram para a COP30, em Belém. Até mudaram o nome da casa e cobraram R$6.200,00 a diária. Ninguém quis. Estão oferecendo por R$1.000,00 e não apareceu reserva. Benfeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário