Contato

O PT se organiza

 


PT discute prioridades para eleições de 2026, incluindo reeleição de Elmano

O governador Elmano de Freitas (PT) pregou no último sábado (6) a união entre os partidos da base governista para vencer a direita nas eleições de 2026 no Ceará. Lideranças, parlamentares e demais filiados petistas se reuniram durante o 17º Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), quando foi consolidada a posse dos eleitos no Processo de Eleição Direta (PED) 2025, realizado em julho, que definiu os novos presidentes municipais, estaduais e nacional da sigla.

Nesse mesmo encontro, o PT Ceará definiu a tese do novo diretório, oficializando as diretrizes do partido de olho na eleição de 2026. Uma dessas diretrizes é justamente a reeleição de Elmano. O governador disse em coletiva durante o evento que a prioridade do PT no estado é a reeleição do presidente Lula (PT), sem deixar de mencionar a disputa a nível estadual.

"Nós somos um dos estados mais importantes na estratégia do nosso partido no Plano Nacional. Nossa prioridade é o apoio ao governo do presidente Lula em um momento de enfrentamento que nós temos no país. No Ceará, muita unidade para poder continuar avançando nas políticas públicas".

Elmano defendeu que seja candidato à reeleição, mas ressaltou que a chapa majoritária será discutida com os demais partidos do amplo arco de aliança do PT no estado. O governador comentou também sobre as vagas para o Senado, lembrando que o PT pleiteia um desses dois espaços para o deputado federal José Guimarães (PT).

O governador lembrou ainda que há outros nomes das siglas aliadas interessados em tentar uma vaga no Senado, afirmando que esse é um "bom problema" para resolver. Há cerca de oito pré-candidatos a senador na base de Elmano.

Além da reeleição de Elmano como governador, o lançamento de Guimarães como candidato ao Senado, a outra diretriz do PT Ceará já definida é a união das correntes partidárias petistas após o PED.

O presidente estadual do PT, Antônio Filho, o Conin, falou sobre outras prioridades da legenda no Ceará, que incluem a ampliação da bancada de deputados, tanto na Assembleia Legislativa como na Câmara Federal, em Brasília. Segundo Conin, o PT está "legitimado pelos cearenses" para exercer protagonismo na política do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário