Contato

Santa Quitéria vai ter força federal

 TRE-CE aprova tropas federais na eleição suplementar de Santa Quitéria




O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) aprovou nessa terça-feira (23) pedido da 54ª Zona Eleitoral de Santa Quitéria para o envio de tropas federais para reforçar a segurança na eleição suplementar que ocorre no município nesta sexta-feira (26). A solicitação foi informada pela presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, durante a sessão da Corte e o pedido foi aprovado com unanimidade pelo plenário.

O ofício enviado pela 54ª Zona Eleitoral justifica o pedido pela presença de facções criminosas na cidade, lembrando que o mesmo procedimento foi necessário na eleição municipal realizada em 2024. A solicitação ainda segue para análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A presidente do TRE-CE falou ainda que o governador Elmano de Freitas (PT) concordou com o reforço na segurança durante a nova eleição em Santa Quitéria. “Eu acrescento que já entrei em contato extraoficialmente com a excelência governador Elmano de Freitas, que já adiantou a sua anuência para a requisição das Forças Armadas”, comentou.

Maria Iraneide e Elmano se reuniram na última sexta-feira (19) no Palácio da Abolição para tratar da segurança na eleição suplementar, em busca de garantir um pleito sem novas interferências de facções criminosas.

O último pleito na cidade foi marcado pela atuação do Comando Vermelho (CV), com o prefeito eleito, Braguinha (PSB), sendo afastado do cargo e em seguida cassado por envolvimento com a organização criminosa.

Na nova eleição, disputam desta vez a prefeitura do município Joel Barroso (PSB), Cândida Figueiredo (União Brasil) e Dra Lígia Protásio (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário