Rueda discute rumos da União Progressista no Ceará
Presidente da “superfederação” reuniu-se com Chagas Vieira e Moses Rodrigues. Depois, esteve com Capitão Wagner, Roberto Cláudio e deputados
O secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira, e o deputado federal Moses Rodrigues (União) se reuniram com o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda (União) no último sábado (13), no Ceará. O encontro agitou a política estadual, reforçando a disputa que ocorre nos bastidores pela parceria com a federação União Progressista (UPB), formada por União Brasil e PP, nas eleições de 2026.
"Sábado de boas conversas com o amigo Moses e com Rueda, presidente da Federação União Progressista. Em pauta, o Ceará e o Brasil", resumiram Chagas e Moses em publicação conjunta nas redes sociais com foto do encontro. O momento foi celebrado nos comentários da publicação por nomes como a vice-governadora Jade Romero (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Romeu Aldigueri (PSB).
O encontro entre Rueda (que também é presidente nacional da federação), Moses e Chagas reforça que o governo de Elmano de Freitas (PT) e aliados seguem em tratativas para levar a federação para a sua base, de olho nesse possível apoio para as eleições do próximo ano.
A União Progressista vive um impasse no Ceará, sendo disputada tanto pela oposição como pela base do governo. Enquanto o União Brasil abriga governistas e oposicionistas, com o segundo grupo articulando uma chapa única da oposição, o PP está na base do governo estadual e quer apoiar a reeleição de Elmano.
Além disso, a legenda ainda vai definir quem estará na sua presidência estadual no Ceará. O presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner, é apontado por integrantes da federação como o seu futuro presidente no Ceará, mas a informação ainda é dada como extraoficial. A função é estratégica e poderá definir os rumos da União-PP no estado.
Caberá ao comando estadual da federação, por exemplo, a decisão sobre candidaturas majoritárias estaduais nas eleições de 2026, mas, em caso de conflito interno, o diretório nacional poderá intervir, conforme previsto no estatuto da federação.
Enquanto o comando local não é oficializado, as tratativas seguem ocorrendo. Do lado governista, Moses Rodrigues é um dos principais articuladores para levar a União Progressista para a base do PT no Ceará. As negociações incluiriam a oferta, por parte do governo, de que Moses seja candidato ao Senado em uma das duas vagas para o cargo na chapa liderada por Elmano de Freitas.
Filiação de RC
A participação da federação União-PP em uma chapa nas próximas eleições será estratégica. No Ceará, ela poderá ser a legenda do candidato ao Governo do Estado em 2026, sendo confirmado que estará na oposição. Cotado para liderar a chapa dos oposicionistas e disputar o Palácio da Abolição, Ciro Gomes (PDT) tem convite para migrar para a federação. O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Sem partido), também cotado para disputar o Governo do Estado, já tem filiação prevista.
Após encontro com Moses e Chagas, Antônio Rueda também se reuniu, no domingo (14), no Aeroporto Internacional Pinto Martins, com Capitão Wagner, Roberto Cláudio e os deputados estaduais Cláudio Pinho (PDT) e Queiroz Filho (PDT). Esses três últimos foram apontados por Wagner em publicação nas redes sociais como "novos integrantes do União Progressista".
O encontro com Rueda teve como pauta principal os ajustes finais para o ato de filiação do RC ao União Brasil. Segundo o presidente estadual do União, a nova previsão para o evento é próximo dia 29 de setembro.
Por Igor Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário