Imagem: Reprodução / Instagram
O presidente Lula (PT) e a primeira-dama, Rosangela da Silva, a Janja, visitaram hoje, pela primeira vez, o papa Leão 14. Os dois foram recebidos pelo pontífice no Vaticano.
O que aconteceu
A audiência com o presidente foi encaixada de última hora na agenda de Leão e foi classificada pelo Vaticano como de caráter privado. No fim da tarde de domingo, a Santa Sé divulgou um comunicado informando que não haveria cerimônia oficial de recepção e cancelando o encontro previsto com os jornalistas que acompanharam a chegada do presidente ao pátio de San Damaso.
A diplomacia brasileira se movimentou com afinco para viabilizar o encontro. Conseguir um horário com o papa, especialmente às oito da manhã, é algo pouco comum.
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, manteve duas conversas telefônicas ao longo da última semana com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, para tratar da reunião, segundo o Itamaraty.
Encontro foi breve e durou menos de meia hora, segundo apuração do UOL. Além do presidente Lula e da primeira-dama Janja, o encontro foi acompanhado por Mauro Vieira das Relações Exteriores, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura, Paulo Teixeira, e Wellington Dias do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Católico, Lula tinha boa relação com o papa Francisco, e os dois se encontraram diversas vezes. O brasileiro visitou o pontífice no Vaticano em junho de 2023, quando trataram sobre os conflitos na Ucrânia. De origem na esquerda e fã de futebol, como o petista, Francisco também recebeu Lula em 2024, durante o G7 na Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário