A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemorou, na tarde desta terça-feira (11/11), o aniversário de 18 anos de criação da Alece FM. Na cerimônia, foram ressaltadas as contribuições da emissora para a publicização das atividades ocorridas no Legislativo, cumprindo a missão de informar e aproximar o Parlamento da sociedade.
O deputado De Assis Diniz (PT), autor do requerimento que originou a sessão, refletiu sobre a história do rádio e sobre a evolução que a emissora teve ao longo dos anos, modernizando o serviço prestado à população cearense. Além disso, relatou que aspirou, por muito tempo, a ser entrevistado pelo radialista Narcélio Limaverde, e que, quando o desejo tornou-se realidade, sentiu-se em êxtase.
“Ela é muito mais do que informação, ela é muito mais do que educação, ela é a voz viva da nossa sociedade. Você pode até não gostar, mas aquilo que sai dos nossos microfones sai com uma veracidade, com ética, com a comunicação sendo pautada, de forma a comunicar e levar às pessoas a melhor informação”, completou o parlamentar.
Para De Assis Diniz, um dos pilares da atuação da Alece FM é a credibilidade. Segundo ele, essa característica faz com que ela seja, por exemplo, utilizada como fonte por diversas emissoras do interior do Estado. “Quando a gente entra naquele estúdio, as informações as quais são geradas, são geradas com a confiança necessária para o público que vai nos ouvir. Ou seja, temos um cenário que nos orgulha e que nos enche de alegria”, finalizou o deputado.
Gerente da Alece FM, Lúcio Filho comenta sobre os 18 anos da emissora - Foto: Marcos Moura
O gerente da Alece FM, Lúcio Filho, ressaltou a capacidade e o compromisso dos colaboradores que fazem ou fizeram parte dessas quase duas décadas de atividades. “Uma equipe valorosa de servidores, colegas, que, ao longo desses 18 anos, colocaram a emissora em uma posição de destaque e foram reconhecidos com importantes premiações, como o Prêmio Sebrae de Jornalismo, o Prêmio Gandhi, o Prêmio MP de Jornalismo, o Prêmio Sintaf de Jornalismo, entre outros”, apontou.
Nesse sentido, o gestor esclareceu que os prêmios nunca foram a razão de existir da emissora ou a motivação dos servidores, frisando que o primeiro objetivo é informar os ouvintes. “Diariamente cumprimos o que determina a lei que nos criou, que é levar informações desta Assembleia Legislativa para a casa das pessoas, garantindo a transparência deste poder e permitindo, a cada quatro anos, que as eleitoras e eleitores cearenses possam escolher bem seus representantes e possam fiscalizar o trabalho desta Casa e acompanhar o debate de ideias e a tramitação de projetos que vão interferir, direta e indiretamente, na vida das cidadãs e dos cidadãos”, completou Lúcio Filho.
Representando o Governo do Estado, o coordenador do Núcleo de Rádio da Casa Civil do Ceará, Roberto Leite, parabenizou a FM e a classificou como um exemplo de comunicação pública. “É importante reafirmar que a Alece FM, assim como todas as rádios legislativas, tem feito muito bem o seu papel de falar aqui do Legislativo, de falar das atividades, mas também trazer cultura, trazer entretenimento e, principalmente, de reforçar cada vez mais a nossa identidade como cearenses, a nossa identidade cultural de cearense, a nossa cearensidade”, afirmou.
HOMENAGEADOS
Apresentadora da Alece FM, Simony Silva agradece homenagem - Foto: Marcos Moura
Em nome dos agraciados, a apresentadora da Alece FM Simony Silva, que faz parte da equipe desde a fundação, contou que o dia em que a emissora foi ao ar foi histórico, pois foi a primeira emissora de um legislativo estadual no Brasil. “Ela nasceu com o propósito de levar a voz dos nossos parlamentares até o povo, para simplificar e aproximar o Parlamento do povo cearense. Uma história que muitos profissionais ajudaram a construir, e parte deles estão aqui presentes hoje, recebendo esta justa homenagem”, destacou.
Segundo Simony Silva, a missão da rádio vem sendo cumprida e a emissora tem fortalecido suas atividades. “Com o apoio de todos os parlamentares que fazem a Casa, o trabalho da Alece FM continua firme e forte. Graças também ao trabalho desses profissionais que aqui estão, de outros que não puderam comparecer ‒ a quem também prestamos homenagem ‒ e daqueles que nos deixaram. Deixo aqui um abraço ao nosso eterno ‘Bombom’ e a Narcélio Limaverde, com quem tive a honra de dividir estúdio. E àqueles que hoje continuam, dão continuidade a esse trabalho sério, de compromisso e de credibilidade”, completou a apresentadora.
A cerimônia teve também outros oito colaboradores da rádio agraciados: os apresentadores Cláudio Teran, Magnólia Paiva e Lilian Martins; os repórteres Sílvio Augusto e Roberto Carlos do Nascimento; os editores de áudio José Ronildo Lins do Carmo e Nabucodonosor Carneiro de Queiroz e o coordenador de programação, Alexandro Oliveira de Andrade. Além disso, foi prestada homenagem in memoriam a Luiz Carlos Sales Ribeiro, conhecido como "Bombom" e que atuou como operador e editor de áudio.
ALECE FM
Dedicada à transmissão das atividades do Legislativo Estadual, a emissora foi criada pela Lei Estadual n.º 13.451/2004 e iniciou suas operações, em caráter experimental, em 6 de novembro de 2007, com o nome de Rádio FM Assembleia. No ano passado, a Casa oficializou a mudança de nome para Alece FM, refletindo a adoção da sigla pelo Parlamento em 2022.
Como uma emissora pública e educativa, a Alece FM tem um forte compromisso com a difusão da cultura local e nacional. A programação diária inclui transmissões ao vivo das sessões ordinárias, extraordinárias e solenes do Plenário 13 de Maio, além das reuniões e audiências públicas das comissões técnicas da Assembleia.
O público pode acompanhar a programação da Alece FM na rádio 96,7 MHz, na plataforma Alece Play, no canal da emissora no YouTube e diversos conteúdos estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer e Apple Podcasts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário