Contato

Coluna do Macário Batista em 28 de novembro de 2025

Primeira vacina nacional contra a dengue é aprovada pela Anvisa e será disponibilizada pelo SUS
Ministério da Saúde fará a inclusão do imunizante no calendário nacional de vacinação e a oferta será exclusiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Expectativa é ampliar o acesso à vacina em 2026. O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Saúde, investe mais de R$ 10 bilhões por ano no Instituto Butantan e, especificamente para a expansão da sua estrutura, incluindo a produção da vacina contra a dengue. Foto: Erasmo Salomão/MS. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou parecer favorável sobre a segurança e eficácia da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan. Será o primeiro imunizante 100% nacional para o combate da doença. O termo de compromisso assinado nesta quarta-feira, 26 de novembro, é a etapa final de um longo período de pesquisas e invest imentos que teve o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com a conclusão desta etapa, o Ministério da Saúde fará a inclusão da vacina no calendário nacional para disponibilização exclusiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é garantir a oferta e ampliar o acesso à vacina em 2026, conforme a capacidade produtiva do laboratório.Na próxima semana, o Ministério da Saúde levará o tema a um comitê de especialistas e gestores do SUS para definir a estratégia de vacinação e públicos que devem ser priorizados a partir dos resultados do estudo. “A grande novidade agora é termos uma vacina 100% nacional que nos permitirá definir uma estratégia para todo o país de proteção da nossa população. Esta vacina foi desenvolvida pelo Insti tuto do Butantan a partir de uma parceria articulada pelo Ministério da Saúde com a empresa chinesa WuXi, fundamental para ampliar a capacidade de produção. Sozinho, o Butantan não teria escala para entregar grandes quantidades, mas a parceria torna isso possível, o que permite que, já no ano que vem, a vacina esteja integrada ao Programa Nacional de Imunizações”, afirmou o ministro da Saúde Alexandre Padilha.
 
A frase: “É fonte de orgulho para a Anvisa avançar com o registro de uma tecnologia desenvolvida e feita no país, pelo Instituto Butantan, uma vacina que vem sendo desenvolvida há algum tempo e teve apoio expressivo do BNDES e do Ministério da Saúde”. Do diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle.

Novo PNE (Nota da foto) 
Moses Rodrigues defende investimento de 10% do PIB na educação. A votação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) foi adiada para dezembro, após a conclusão do debate sobre o parecer, na Comissão Especial criada para debater o tema. Em seu parecer, Moses Rodrigues, dono das faculdades UNINTAS, reforçou a função do PNE como diretriz decenal de planejamento e o classificou como norma “supraordenadora”, capaz de organizar ações governamentais e incentivar a atuação da sociedade para o cumprimento dos objetivos traçados a cada década.

Aberturas
Alguém ai, por favor, preste atenção; cada gesto, cada projeto, cada programa de Romeu Aldigueri no Presidência da Assembleia leva a levar povo pra casa do povo e ajudar a cuidar do que é dele,povo. Agrega e se afasta de goelas largas.

O básico da fala
O presidente Romeu Aldigueri (PSB), anunciou, durante a sessão plenária desta quarta-feira (26/11), que o Palácio Deputado Adauto Bezerra passará por mais uma reforma estrutural e requalificação de seus espaços, além de construção de novos equipamentos na área externa.

Malicia tua mãe morreu
Tem uma plantinha no Ceará, uma espécie de samambaia do sertão que ao simples toque de um passante ela se encolhe toda, fecha as folhas e se dá por protegida. É assim no Congresso Nacional.

Sabedoria infantil
Sempre prontos para retaliações, presidentes de Câmara e Senado guardam mágoas e zanguinhas quando são contrariados. Lula indicou um da confiança dele pro Supremo. Os dois não gostaram e jogaram a chupeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário