Contato

Congresso Nacional celebra atuação da Alece em seus 190 anos

 


                                       Romeu Aldigueri - Presidente da Alece

Sessão solene na Câmara dos Deputados reuniu autoridades cearenses, que destacaram o papel da Assembleia Legislativa no desenvolvimento do Ceará

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) foi homenageada nessa segunda-feira (24) em uma sessão solene conjunta do Congresso Nacional em razão dos seus 190 anos celebrados em 2025.

O momento reuniu diversas autoridades cearenses no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. Estiveram presentes o ministro da Educação, Camilo Santana (PT); o governador Elmano de Freitas (PT); o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB)-Foto-; o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT); deputados federais e estaduais do Ceará, entre outras autoridades.

Os discursos na solenidade lembraram a participação da Alece em momentos decisivos da história do Ceará, a aprovação de projetos estratégicos, seu papel para a democracia, a formação de lideranças políticas, entre outros pontos.

O presidente da Alece resgatou a história do Parlamento cearense e do próprio Ceará. "Ao longo desses 190 anos de Alece, vimos a população cearense vaiar o sol, enfrentamos ditaduras, contribuímos para o fortalecimento da melhor educação pública do Brasil, escolhemos governadores e uma governadora com aptidão para o serviço público", lembrou Romeu Aldigueri.

"É com essa ousadia que queremos ser o primeiro estado brasileiro a extinguir a fome, assim como fomos a primeira província a extinguir outra chaga da humanidade, a escravidão. É com esse ímpeto que derrubamos preconceitos", completou, falando ainda dos projetos na área de responsabilidade social da Casa, como Sala do Empreendedor, Procuradoria Especial da Mulher, Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), Alcance, entre outros.

"Na Alece, nos últimos 190 anos passaram todos os grandes projetos que transformaram a vida dos cearenses e será na Alece que passarão todos projetos que transformarão a vida dos cearenses".

A solenidade de homenagem à  Alece foi realizada por iniciativa da senadora Augusta Brito (PT-CE), da deputada federal Fernanda Pessoa (União-CE) e do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA).

Ex-deputada da Casa, Fernanda Pessoa destacou o papel da Assembleia na formação de lideranças políticas do Estado do Ceará, incluindo governadores e prefeitos. "A Alece não forma apenas parlamentares, ela forma estadistas. Ela também molda lideranças que governam a nossa Capital, diversos prefeitos e prefeitas de Fortaleza passaram pela Alece", disse, fazendo referência ao prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), ao governador Elmano de Freitas e ao ministro Camilo Santana.

Também ex-deputado estadual e ex-governador, Camilo lembrou o papel da Alece nos momentos de crise no estado, como na pandemia de Covid-19 e no motim da Polícia Militar, ambos quando ele estava no comando do Governo do Estado. "A Assembleia sempre esteve presente na aprovação das leis de interesse do povo cearense".

Guimarães ressaltou que a Assembleia do Ceará se destacou nacionalmente em diversos momentos. Segundo ele, o que dá o maior orgulho aos cearenses é o pioneirismo na abolição da escravatura. "A escravidão foi abolida no Ceará em 25 de março de 1884, tornando a então província a primeira no Brasil a libertar os escravizados, quatro anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de 1888".

O governador Elmano de Freitas, que foi deputado por dois mandatos na Alece, defendeu que o Parlamento cearense "tem uma trajetória marcada por desafios, conquistas e contínuo compromisso com a democracia, o bem-estar da população local e o progresso do estado”.

O chefe do Executivo estadual reafirmou o compromisso em respeitar a autonomia do Legislativo estadual, trabalhar em parceria e valorizar a Assembleia como “um espaço essencial de construção das políticas públicas que atendam as demandas do povo cearense".

Nenhum comentário:

Postar um comentário