Contato

COP 30: Elmano representa Nordeste em painel sobre transição energética


O governador Elmano de Freitas (PT) vai representar os governadores do Nordeste na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, no Pará. O chefe do Executivo cearense participa de pelo menos dois momentos no evento nesta quinta-feira (13).
Durante o painel “Do Nordeste para o Mundo: o papel da Caatinga e do Hidrogênio Verde para a Transição Energética Justa”, às 15h, Elmano vai falar sobre o potencial do Nordeste como principal fronteira energética renovável do Brasil, sendo líder na geração eólica. A região é responsável, no país, pela geração de 92% da energia eólica e mais de 50% da energia solar.
“É uma oportunidade para reforçar o protagonismo do Nordeste e do Ceará em políticas ambientais, destacando o bioma da Caatinga como ativo essencial para a resiliência climática e o desenvolvimento sustentável, além de apresentar iniciativas estratégicas em energias renováveis, especialmente, o Hidrogênio Verde, desenvolvidas no Ceará", disse Elmano.
De acordo com o governador, na COP 30, o Ceará terá destaque com duas políticas públicas reconhecidas nacionalmente. Uma delas é o Agente Jovem Ambiental (AJA), considerado o maior programa de educação ambiental do país, que já beneficiou 40 mil jovens desde a sua criação, e a outra é o Programa Auxílio Catador (PAC).
A outra agenda de Elmano na COP 30 será o lançamento do Inventário Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, às 11h. A iniciativa atualiza os dados sobre as emissões no Ceará e servirá como base para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à mitigação das mudanças climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário