Professora Zuleide toma posse na Alece e destaca representatividade em mandato
Tomou posse nessa quinta-feira (6) na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) a Professora Zuleide (Psol), que assumiu a vaga antes ocupada por Léo Suricate (Psol). Militante em movimentos sociais, professora universitária e ex-secretária de Direitos Humanos do Crato, Zuleide foi eleita segunda suplente de deputada estadual pelo Psol, com 20.112 votos.
Ela chegou à Assembleia acompanhada por familiares, amigos, membros de movimentos sociais e outros parlamentares. Como determina o rito de posse na Alece, ela foi conduzida ao Plenário 13 de Maio para prestar o juramento de posse por outros cinco deputados: Guilherme Sampaio (PT), De Assis Diniz (PT), Júlio César Filho (PT), Salmito (PSB) e Alysson Aguiar (PCdoB).
Falando pela primeira vez na tribuna da Alece após empossada, ela destacou a representatividade de seu mandato, reforçando a bancada feminina na Alece e sendo uma mulher negra no Parlamento cearense. “Estamos aqui pela força e o sonho dos coletivos e de nossa gente para transformar a fotografia do poder no sentido de ampliar a representatividade da diversidade de nossa população no exercício legítimo de mandatos políticos, onde mulheres pouco aparecem”.
Zuleide destacou sua dedicação em atuar principalmente em defesa das mulheres, negros, quilombolas, indígenas, comunidade LGBTQIAP+ e outras minorias. “Vamos ter muitos embates, mas acredito que vamos conseguir avançar na luta antirracista e nas políticas públicas”.
“Assumo essa cadeira com muita honra e responsabilidade, com a certeza de que mulheres negras fazem política há muito tempo, embora não nos reconheçam, não nos indiquem nem nos apoiem. O projeto que propomos é garantir dignidade ao nosso povo”, completou.
A deputada assume a vaga durante licença do deputado Renato Roseno (Psol) e após o primeiro suplente do Psol, Léo Suricate, exercer o mandato nos primeiros 90 de 120 dias da licença do titular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário