Contato

Bom dia

 

Coluna do Macário Batista em 16 de dezembro de 2025
Brasileiro tenta recorde de volta ao mundo pelo Guinness, mas quase é barrado no aeroporto de Lisboa
Eduardo Guimarães, empresário cearense de 28 anos, desembarcou no aeroporto de Lisboa para dar início a sua viagem de volta ao mundo. O objetivo é visitar todos os países em tempo recorde e entrar para o Guinness Book, mas o sonho quase esbarrou no controle de migratório em Portugal. "Ele me olhou de canto e deu uma risadinha", conta ao DN Brasil ao relembrar a reação do agente de segurança quando mostrou os documentos. Portugal foi o país escolhido como marco inicial depois que Eduardo ponderou sobre outros destinos. "Cogitei entrar na Europa por três fronteiras. Portugal, Madri, ou até Paris, que dizem que é mais tranquilo. Mas, enfim, escolhi Portugal porque eu achei que fazia sentido", diz o empresário, que aproveitou a passagem de apenas dois dias por Lisboa para ver dois tios que vivem por cá. "O agente me perguntou 'o que você vai fazer em Portugal?' Eu disse que era turismo. 'Vai ficar quantos dias?' Eu disse que seriam apenas dois. Ele não acreditou. Aí eu expliquei, disse que estava iniciando o projeto da viagem em tempo recorde, ele começou a rir, como se não tivesse levado a sério". Nem mostrar o documento oficial de inscrição junto ao Guinness ajudou, conta Eduardo. "Mostrei a minha inscrição, ele disse que queria entender, aí começou a perguntar muita coisa. 'Você vai fazer a Europa toda? Vai terminar onde? Cadê todas as passagens emitidas? Todas as horas que você vai ficar?' Eu expliquei pra ele. 'Cara, não é assim que funciona. É por bloco de países. Eu só estou com a minha passagem comprada daqui pra Madri, de Madri para frente ainda estou decidindo. Fui explicando, ele relutante". Para dar provas dos meios financeiros, Eduardo diz ter mostrado contas bancárias das suas empresas, inclusive uma criada especificamente para a viagem. "Ele perguntou se eu tinha conta em dinheiro? Abri a minha conta, mostrei a da viagem, o CNPJ, expliquei tudo certinho. A sorte é que a agente do guichê do lado estava escutando, acho que ela entende um pouco mais de internet, e começou a me ajudar", relembra o cearense, que já tinha até aberto o perfil que lançou no Instagram sobre a viagem para mostrar, como mais uma forma de provar que não iria permanecer no país. "Minha família ficou em Fortaleza, acompanhando tudo, larguei amigos, minha empresa, larguei tudo, joguei tudo pro ar, e estou focado 100% nisso", diz, confiante.
A frase : "Acho que ele achou que eu queria muito emigrar para Portugal e que aí amarrei uma história muito bonita. Assim, ele fez a parte dele, foi o trabalho dele, não foi ignorância, mas ele realmente me apertou. A sorte acho que foi essa moça do lado. No final ele olhou, deu uma risada e disse 'bem-vindo a Portugal'".
A trabalho (Nota da foto)
O embaixador do México no Brasil, Carlos Garcia de Alba, teve trabalho em recente visita a Fortaleza. Carlos foi acolitado aqui pelo Consul do México no Ceará, empresário João Soares Neto. Simpáticas figuras no café da manhã. Restou que os encontros na FIEC foram importantes pro Embaixador.
Prejuízos
As quedas de Ceará e Fortaleza pra segunda classe do futebol brasileiro, deixa um rastro de prejuízos incalculáveis por todo o Estado. Um hotel, só um hotel terá diminuição em faturamento da ordem de R$2.300.000,00.O resto...
Ações frágeis
Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará avaliou as ações governamentais de enfrentamento da mudança do clima promovidas pelo município de Fortaleza, abrangendo a Prefeitura e a Câmara Municipal.
Voto de Soraia Victor
O relatório final deste Levantamento foi homologado pelo Pleno do TCE Ceará, durante sessão virtual de julgamento, período de 17 a 21/11. A decisão foi por unanimidade, acompanhando o voto da relatora do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário