Contato

Moraes vota para tornar Wellington Macedo réu no STF na trama golpista


O blogueiro cearense Welington Macedo de Souza pode virar réu, no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo atentado fracassado à bomba próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília, em 24 de dezembro de 2022. O ministro Alexandre de Moraes votou, na última sexta-feira (12), para tornar réus Wellington e os outros dois denunciados por envolvimento no caso: George Washington de Oliveira Souza e Alan Diego dos Santos Rodrigues.
O trio foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de associação criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado e atentado contra a segurança de transporte aéreo. Eles já foram condenados pela Justiça do Distrito Federal por outros crimes relacionados ao episódio do atentado à bomba, como explosão, incêndio criminoso, posse de arma de fogo sem autorização e confecção de artefato explosivo.
No entanto, na avaliação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, o atentado fez parte de uma plano maior para dar um golpe de Estado. A mesma trama pela qual centenas de pessoas já foram condenadas no STF, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), considerado o líder do movimento.
“Os meios elegidos foram suficientes para caracterizar grave ameaça, por anunciar catástrofe coletiva com recado persuasivo. Firmada essas premissas, há necessidade de acautelar a ordem pública”, justificou Moraes ao decretar a prisão do trio. Eles se encontram em prisão preventiva para proteção da ordem pública.
O julgamento sobre o recebimento da denúncia está ocorrendo em sessão virtual na Primeira Turma do Supremo e os demais ministro do colegiado – Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin – têm até 19 de dezembro para votar.
O atentado
Segundo a investigação policial, o trio se juntou às manifestações de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, no acampamento bolsonarista montado em frente ao Quartel-General do Exército. Eles planejaram o atentado à bomba lá e pretendiam causar um episódio de grande comoção social para abrir caminho para uma intervenção militar.
Inicialmente, o plano era explodir alguma instalação elétrica, mas, de última hora, o alvo passou a ser um caminhão de querosene estacionado perto do aeroporto, como traz o relato policial. O empresário George Washington foi condenado como sendo o responsável pela fabricação da bomba, cuja explosão falhou. Ele foi preso ainda no dia do atentado.
Wellington Macedo
Wellington Macedo é um blogueiro bolsonarista natural de Sobral. Sua atuação nas redes sociais renderam a ele diversas denúncias por fake News sobre as vacinas e contra a honra de adversários. Ele chegou a ocupar o cargo de assessor na Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), entre fevereiro e outubro de 2019. Fugiu do país após a tentativa de atentado com explosivo e foi preso em setembro de 2023, no Paraguai. Foi condenado a seis anos de prisão e multa de R$ 9,6 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário