O Ministério Público do Ceará (MPCE) encaminha nesta semana para o governador Elmano de Freitas (PT) a lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça (PGJ) no biênio 2026-2027. O órgão realizou eleição interna última sexta-feira (5) e, após nove horas de votação virtual, o resultado foi anunciado no Plenário dos Órgãos Colegiados, em Fortaleza.
Candidato à reeleição, o atual procurador-geral de Justiça, Haley de Carvalho Filho, obteve 307 votos; o promotor de Justiça Herbet Gonçalves Santos obteve 204 votos e o procurador de Justiça Luciano Percicotti Santana recebeu 77 votos. O pleito contou com a participação dos três candidatos e reuniu 452 eleitores, entre procuradores e promotores de Justiça ativos do MP do Ceará.
Cada eleitor pôde escolher até três candidatos e os votos foram registrados entre 8h e 17h de sexta-feira (5). A eleição registrou 594 votos, sendo quatro brancos e dois nulos, além dos destinados aos três candidatos. O resultado foi anunciado ao final da votação pela presidente da Comissão Eleitoral, a procuradora de Justiça Maria de Fátima Correia Castro, acompanhada dos membros integrantes da comissão, os procuradores de Justiça Francisco Xavier Barbosa Filho e Luiz Alcântara Costa Andrade.
Com a lista tríplice nas mãos do governador do Estado, o chefe do Poder Executivo estadual tem 20 dias para se manifestar quanto à escolha do próximo PGJ do Ceará. A posse do novo gestor do Ministério Público cearense deverá ocorrer no início de janeiro de 2026.
O atual PGJ, promotor de Justiça Haley de Carvalho Filho, está no posto desde janeiro de 2024.
A Procuradoria Geral de Justiça é o órgão que administra o Ministério Público. O procurador-geral de Justiça é o chefe do MP, apesar de que cada procurador ou promotor de Justiça tenha a independência para atuar nos processos de sua atribuição. Além disso, a gestão superior do MPCE também é feita pelos Órgãos Colegiados, como Colégio de Procuradores de Justiça e Conselho Superior do Ministério Público, além da Corregedoria Geral do MP.MP do Ceará encaminha lista tríplice para Elmano definir próximo PGJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário