refeito de Juazeiro rebate Elmano e cobra R$ 14,9 milhões do Estado
O debate político entre o governador Elmano de Freitas (PT) e o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), ganhou força nesta semana após o chefe do Executivo estadual afirmar que o município teria fechado um hospital municipal. A declaração provocou reação imediata do prefeito, que divulgou um vídeo na segunda-feira (
contestando a acusação e apontando omissões do Governo do Estado na área da saúde.
Durante participação em um programa de rádio, o governador afirmou que a Prefeitura de Juazeiro do Norte teria cometido “um erro grave” ao encerrar o funcionamento de um equipamento de saúde, o que, segundo ele, sobrecarregaria a rede estadual, responsável por atender grande parte da população juazeirense.
“A oposição no Ceará sabe apenas fechar hospital”, citando diretamente Juazeiro do Norte como exemplo. “Nós enviamos milhões para a saúde de Juazeiro e o prefeito simplesmente fechou o hospital municipal. Não existe outro caso igual no Ceará”.
Em resposta, Glêdson afirmou que nenhuma unidade hospitalar foi fechada por sua gestão e que o governo estadual estaria “mal-informado ou distorcendo os fatos”. O prefeito disse ainda que transferências de serviços não significam fechamento e acusou o governo do Estado de ter deixado prédios abandonados por anos. “O Hospital Maria Amélia ficou com obras paralisadas por quase seis anos pela turma do governador. Só foi entregue porque nossa gestão lutou muito.”
Glêdson citou ainda a necessidade de acionar o Ministério Público para a liberação de verbas prometidas. “O governador prometeu repassar um recurso e não cumpriu. Eu tive que denunciar no Ministério Público. Só depois da intervenção do MP o dinheiro foi liberado.”
O gestor também acusou o Governo do Estado de atrasar repasses destinados à saúde municipal. Segundo ele, há um saldo de aproximadamente R$ 14,9 milhões pendente desde 2022, recurso que, se liberado, permitiria concluir a reestruturação total do Estefânia.
O prefeito chegou a lançar um desafio público ao governador, afirmando que “aposta o mandato” na veracidade de sua declaração sobre os valores devidos. O clima de tensão ocorre em um cenário marcado por disputas políticas no Interior e deve seguir em alta nas próximas semanas, especialmente após a reação do prefeito e a expectativa por manifestações oficiais do governo estadual.
Por Querol Carvalho com OEstadoCe
Nenhum comentário:
Postar um comentário