Contato

Presidência da União-PP no Ceará deve ser definida até 15/12, diz AJ

 

Comando da federação nos estados será debatido nesta semana, segundo o presidente do PP Ceará, que mantém expectativa do apoio ao PT no estado
O presidente estadual do PP, deputado federal AJ Albuquerque, disse acreditar que ainda neste mês de dezembro, até o próximo dia 15, a federação União Progressista (UPB), formada por União Brasil e Partido Progressistas (PP), estará definindo os seus presidentes nos estados, incluindo o Ceará. AJ disse ter conversado com os presidentes nacionais do União Brasil, Antônio Rueda, e do PP, Ciro Nogueira. Segundo o deputado cearense, nesta semana os dois presidentes estarão reunidos para tratar dessas definições.
Com a federação rachada no Ceará, dividida entre base e oposição ao governo estadual, AJ é um dos que querem levar a UPB para a aliança de apoio à reeleição do governador Elmano de Freitas (PT). Somam-se a ele, na bancada federal do União e do PP, os deputados Moses Rodrigues (União) e Fernanda Pessoa (União).
O deputado do PP ressaltou que tem atuado e permanece com a expectativa de que a UPB apoie o PT no Ceará nas eleições de 2026.
"Isso (definição da presidência no estado) já indica o rumo que a federação vai estar tomando no próximo ano e eu acredito que seja o da reeleição do governador Elmano (de Freitas), até porque nós temos, dos cinco deputados federais, nós temos três que estão alinhados com a reeleição do governador Elmano, que vem fazendo um trabalho para o povo cearense que a gente quer que tenha continuidade", afirmou AJ, em entrevista ao O Estado no último dia 3. O parlamentar esteve presente na inauguração do Polo Automotivo do Ceará, que teve a presença do presidente Lula (PT), do governador Elmano e outras autoridades.
Em relação ao nome que estará na presidência da federação no Ceará, AJ negou que o ex-deputado federal Capitão Wagner (União) esteja definido para o posto. Apesar de ainda não haver anúncio oficial sobre essa definição, alguns parlamentares da federação no Ceará, mesmo os governistas, chegaram a apontar que Wagner seria o presidente da União-PP no estado, mas a informação ainda seria "extraoficial".
Segundo AJ, o presidente da federação no Ceará será "um novo nome". "O que acredito é que o Capitão Wagner é presidente da União Brasil e eu sou presidente do PP. Então, são coisas distintas. O que nós vamos eleger é o presidente da federação, que vai ser um outro nome. Eu vou continuar presidente do PP e ele presidente do União Brasíl. A informação que eu tenho é que vai surgir um novo nome para ser o presidente da federação aqui", disse.
No caso de se confirmar que a União Progressista esteja ao lado do PT no estado, a ideia é que a federação tenha direito a uma vaga na chapa majoritária, já com um nome definido. "E essa vaga seria uma vaga de Senado, no caso, seria o deputado federal Moses Rodrigues candidato ao Senado, junto da chapa do governador".
O comando a nível estadual da maior federação partidária do país ainda segue em disputa. Capitão Wagner e aliados têm dito que a UPB estará junto a um projeto nacional de oposição ao PT, que será reproduzido nos estados. O União Brasil, inclusive, filiou o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que é um dos cotados para disputar o Governo do Ceará pela oposição.
O presidente estadual do União Brasil aponta que os governistas na federação podem ser punidos caso mantenham esse posicionamento. Já os governistas não escondem que trabalham para atrair a federação para a base do governador Elmano de Freitas.

Sobre a presidência da federação, Wagner já apontou que há uma "predefinição" com União e PP dividindo os comandos dos diretórios estaduais da federação no país. Nesse acordo, o Ceará seria um dos estados que seria comandado pelo grupo local do União Brasil. Além do próprio Wagner, outros nomes são ventilados para presidir a UPB, como Moses Rodrigues e Fernanda Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário