Investigação apura suspeita de superfaturamento na compra de “kits de matemática” em Várzea Alegre
Uma licitação da educação municipal que pode ter causado um prejuízo de R$ 852 mil aos cofres públicos é alvo de investigação em Várzea Alegre, no Centro-Sul do Ceará. A apuração do Ministério Público do Ceará (MPCE) envolve a compra de kits de matemática destinados à rede municipal de ensino.
Na manhã de ontem, quinta-feira (22), mandados de busca e apreensão ocorreram nas residências da secretária municipal de Educação, do fiscal do contrato e da presidente da Comissão de Licitação, além da sede da Prefeitura de Várzea Alegre. Também foram alvos a empresa Interdisciplinar Educacional LTDA, em Fortaleza, e a residência do sócio-administrador.
Segundo o Ministério Público, a licitação foi conduzida pela Secretaria de Educação e apresenta indícios de superfaturamento na aquisição dos kits, que incluem livros e módulos de matemática, mesas digitalizadoras e notebooks. Documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos durante a operação serão analisados no curso das investigações.
A ação, batizada de Operação Arquimedes, contou com o apoio do Núcleo de Apoio Técnico à Investigação (Nati), de promotores de Justiça convocados e da Polícia Civil, por meio do Departamento de Operações Técnicas (DTO). O objetivo é apurar possíveis irregularidades e identificar eventuais responsabilidades no processo de contratação.
Procurada, a Secretaria de Educação de Várzea Alegre informou, em nota, que a operação decorre de denúncias relacionadas à contratação do material que compõe o laboratório de matemática.
A secretaria declarou ainda que está colaborando com as autoridades responsáveis pela investigação e que permanece à disposição para prestar os esclarecimentos solicitados. Segundo a nota, as atividades da pasta seguem normalmente.
Nota Oficial da Secretaria de Educação
A Secretaria de Educação de Várzea Alegre informa à população que, na manhã desta quinta-feira (22/01/26), a Promotoria de Várzea Alegre realizou operação decorrente de denúncias relacionadas à contratação do material que compõe o laboratório de matemática.
Esclarecemos que acreditamos firmemente na legalidade do processo de contratação, o qual foi conduzido visando exclusivamente o melhor interesse e o aperfeiçoamento da educação do Município.
Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a correta aplicação dos recursos públicos e a seriedade na gestão, bem como manifestamos total respeito e confiança na atuação das autoridades competentes, colocando-nos à inteira disposição para prestar todas as informações necessárias.
A Secretaria de Educação segue trabalhando com responsabilidade, colaborando com as autoridades competentes, prestando as informações necessárias e mantendo o compromisso de garantir melhorias efetivas na educação pública municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário